Cuiabá, 04 de Outubro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Domingo, 15 de Setembro de 2024, 07:59 - A | A

15 de Setembro de 2024, 07h:59 - A | A

POLÍTICA / MULHERES NO PARLAMENTO

Michelly aposta que nova Legislatura da Câmara ganhará mais quatro vereadoras

Fred Moraes
Única News



A vereadora por Cuiabá, Michelly Alencar (União Brasil), candidata à reeleição, fez uma previsão animadora para a próxima legislatura da Câmara Municipal de Cuiabá. A parlamentar que está entre as duas vereadoras eleitas em 2020 acredita que nesta eleição, pelo menos quatro vereadoras serão eleitas.

Em entrevista ao Podcast Política&Política, Michelly explicou que a baixa representatividade feminina nos parlamentos de Mato Grosso está atribuída a um pensamento estrutural de que o campo político era assunto apenas para homens.

No entanto, a vereadora afirma que o cenário passa por mudanças justamente pelas figuras marcantes femininas presentes nos legislativos e por isso faz a aposta de que o plenário da Câmara ganhará mais parlamentares femininas a partir de 2025.

“Nós precisamos nos colocar mais a disposição. Penso que o número mais reduzido de mulheres vem de um pensamento da sociedade estrutural masculina, mas ela já está mudando porque a gente já tem figuras femininas prontas para qualquer debate. Tenho certeza que o número de mulheres vai mudar no próximo pleito, com certeza teremos pelo menos quatro vereadores”, disse a vereadora nesta quinta-feira (12)

Mato Grosso possui 2.588.457 eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano, qual escolherão um prefeito, vice-prefeito e vereador. Desse montante, 1.318.075 são mulheres, o que significa 51% do eleitorado.

Apesar do número significativo, o gênero não terá tanta representatividade nas urnas, já que segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Mato Grosso das 10.949 candidaturas, apenas 3.790 são mulheres, encabeçando cerca de 35% do perfil das candidaturas.

Comparados com os dados de 2020, a representação feminina nas urnas teve uma queda de quase 14% no número de candidatos. Na época, existiam 12.453 candidatos aptos para as eleições, sendo 8.225 homens e 4.228 mulheres.

Em Cuiabá, nenhuma mulher candidatará como prefeita na disputa pela administração municipal. As chapas foram encabeçadas por homens e contarão com a presença feminina apenas nas candidaturas de vice.

As Eleições Municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro e um eventual segundo turno deve ocorrer no último domingo do mesmo mês (dia 27).

VEJA ENTREVISTA 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia