06 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quarta-feira, 10 de Maio de 2017, 17:07 - A | A

10 de Maio de 2017, 17h:07 - A | A

POLÍTICA / COM EXCLUSIVIDADE

Pinheiro cria novo decreto e abre 1.800 vagas para CMEIs de Cuiabá; prioridade é para famílias pobres

Marisa Batalha



(Foto: Luiz Alves/Secom/Prefeitura)

Pinheiro-Hora Estendida.jpg

 

Cerca de 1.800 vagas serão ofertadas a partir da próxima segunda-feira (15), em quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que foram inaugurados recentemente em Cuiabá.  A decisão do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) foi anunciada nesta quarta-feira (10), com exclusividade para o Site Única News.

 

O projeto do prefeito peemedebista, Emanuel Pinheiro é mais uma promessa cumprida de campanha às mães trabalhadoras. Na campanha, Pinheiro acatou sugestão de suas eleitoras - de que no comando do Palácio Alencastro -, criaria o programa ‘Hora Estendida’. Assim, no dia 10 de abril deste ano, ele lançou o programa no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Engenheiro Oscar Amélito, situado no bairro Real Parque. E hoje alterou o número de vagas, como forma de atingir mais mães que têm trabalhos, com jornadas mais extensas.

 

Sob a plataforma de humanizar os serviços públicos, aliás ação que se tornou o carro-chefe da sua administração, Pinheiro ainda pontua que o projeto leva em conta 'as necessidades das crianças de permanecerem na unidade educacional, por mais tempo, devido à incompatibilidade entre o horário de término da jornada de trabalho dos pais e o encerramento das atividades educacionais'.

 

A Hora Estendida é uma forma de assegurar às centenas de mães hoje em Cuiabá, grande parte mantenedoras da família, novas vagas para as centenas que ainda aguardam na fila. Comumente estes pais são oriundos de famílias de baixa renda e precisam colocar os filhos nos centros educacionais para conseguir trabalhar.

 

“Por isso, a prefeitura decidiu baixar um decreto para reger o processo seletivo de forma mais segura. Ou seja, a gestão Emanuel Pinheiro vai colocar prioridade para que essas mães consigam matricular os filhos, sendo que a primeira delas é para aquelas famílias mais pobre que não têm condições de pagar um local para os filhos ficarem e precisam urgente de um trabalho para sustentar as crianças”, afirmou o prefeito. 

 

Assim, para garantir que esta ação preferencialmente seja para estas famílias que estão na parte mais baixa da pirâmide social, Emanuel decidiu baixar um decreto, para reger o processo seletivo de forma mais segura. 

 

Ou seja, o programa passa agora, ainda revela o gestor cuiabano, a priorizar as vagas para mães trabalhadoras, ‘Estas novass vagas serão voltadas para aquelas famílias mais pobres, que não têm condições de pagar um local seguro para seus filhos ficarem”, afirmou o prefeito. 

 

A decisão em baixar o decreto na próxima semana foi após o filho dde Pinheiro, orientar o pai sobre uma denúncia de que uma mãe que vive em situação de estabilidade financeira, deixar o filho na porta do CMEIs com um carro importado e ainda depois disso voltar para casa.   “Não é justo milhares de mães aguardando vagas nas creches para colocar os filhos e poder trabalhar enquanto outras que não fazem nada deixam os filhos lá e voltam para casa, sendo que além deste absurdo tem condições financeiras de pagar uma babá”, concluiu. 

 

No começo do ano, 2.400 vagas foram oferecidas na rede pública e oito mil mães esperavam uma oportunidade para matricular os filhos. Agora, com as 1.800 vagas ofertadas outras 3.800 vão continuar na espera. Mas Pinheiro garante que já, já também resolverá este problema.

 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia