Da Redação
(Foto: Secom/Prefeitura)

Com o lançamento do programa 'Hora Estendida', nesta última segunda-feira (10), o prefeito de Cuiabá, o peemedebista Emanuel Pinheiro - muito possivelmente - cumpre um de seus maiores compromissos de campanha. Recém-eleito, Pinheiro comemorou, com o aniversário de 298 anos da capital, também seus primeiros 100 dias de gestão.
Ao lançar o programa para as mães trabalhadoras - que agora além de terem onde deixar seus filhos por mais tempo, ainda terão um espaço de qualidade -, Pinheiro que está levando 'a ferro e fogo', sua proposta de humanizar os serviços públicos, pontuou que este é um projeto que leva em conta as necessidades das crianças de permanecerem na unidade educacional por mais tempo, devido à incompatibilidade entre o horário de término da jornada de trabalho dos pais e o encerramento das atividades educacionais.
Ainda de acordo com o gestor municipal, a 'Hora Estendida' foi seu 'carro-chefe' em toda sua campanha no ano passado. Lembrando que no processo eleitoral encontrou, em uma reunião, com uma uma mãe trabalhadora, que o abordou para perguntar se, de fato, resolveria a questão. 'Nessa reunião prometi a todas as mães e pais trabalhadores que as creches e CMEI funcionariam até às sete e meia da noite', relembrou o prefeito.
O gestor ainda revelou que os próprios pais das crianças matriculadas no CMEI Engenheiro Oscar Amélito, unidade escolhida para receber o projeto piloto, foram inicialmente consultados, em várias reuniões, para considerar a real necessidade da comunidade acerca da proposta.
A diretora do CMEI, Ádila Terezinha Andrade, uma das principais colaboradoras da efetivação do Hora Estendida, avalizou a colocação do peemedebista, pontuando que os pais foram muito importantes para realização desse projeto. 'Não foi somente uma. Fizemos várias reuniões buscando entender a necessidade da comunidade e chegamos a essa decisão de ser o primeiro a aderir essa proposta do prefeito'.
O programa foi tão minucioso estudado - que antes de anunciá-lo -, ele que passou por uma pesquisa. E de acordo com o levantamento, 82% dos responsáveis pelas crianças são do sexo feminino sendo apenas 30% com o estado civil casado.
Como funciona
A implantação do programa Hora Estendida, respaldada pela Constituição Federal, institui no CMEI do Real Parque o redimensionamento da jornada de trabalho dos profissionais da unidade para garantir a permanência da criança na unidade educacional em 1h30 a mais do horário habitual.
Deste modo, a unidade, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SME), projetou a reorganização da escala diária dos profissionais, envolvidos por adesão espontânea, mediante a um horário diferenciado de entrada e saída que garante o custo zero da proposta sob o ponto da jornada de trabalho.
"Foi feita por adesão os profissionais que irão acompanhar essas crianças das 18 às 19h30. O profissional de educação se dispôs a chegar às 13h30 para que possa sair às 19h30. Então, não tem custo. Reorganizamos o cronograma, vai ter um quadro de horários com a formatação de como irá funcionar", explicou a secretária Adjunta Edilene Machado.
Além da reorganização administrativa, foram desenvolvidas as readequações dos aspectos pedagógicos de modo a propiciar à criança o maior aproveitamento educacional dentro da 1h30 a mais na unidade. Também foi levado em conta a alimentação que demandará o reordenamento do cardápio escolar sempre seguido pelas normativas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Comissão observa o projeto
O projeto piloto possui o prazo teste de 90 dias e, neste período, será instituída uma comissão para os fins de ajustar e otimizar as diretrizes do programa, conforme a necessidade surgida, para que possa ser efetivado padronizadamente e venha a se estender em outras unidades.
A pasta de Educação irá publicar a portaria de comissão, ainda esta semana, que contará com representantes do Ministério Público Estadual (MPE), do Conselho Municipal de Educação, da SME e do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep).
A secretária Edilene ressaltou que outras unidades já demonstraram o interesse em aderir o programa Hora Estendida. Nessa perspectiva, o prefeito reforçou o desejo de abranger a humanização desse serviço em todas as unidades de Educação Infantil da capital. O lançamento foi feito no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Engenheiro Oscar Amélito, situado no bairro Real Parque. (Com informações da assessoria da Secretaria Municipal de Educação)
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3