Cuiabá, 28 de Maio de 2024

PREMIUM DELUXE Segunda-feira, 07 de Agosto de 2017, 14:35 - A | A

07 de Agosto de 2017, 14h:35 - A | A

PREMIUM DELUXE / TERNO, COMO USA-LO?

10 regras para não errar no uso de terno

WEBLUXO/ÚNICA NEWS



ternos-de-luxo

Usar terno pode parecer tão simples como: ir ao guarda-roupa, escolher o modelo a usar, vesti-lo e sair de casa. Mas será que você está fazendo da forma certa?!

 

Mesmo que o seu trabalho não exija um dress code formal ou você abomine o uso de terno e gravata, não dá pra escapar: homem que se preze deve saber como vestir a indumentária. Pelo menos o suficiente para não perder grandes oportunidades, seja na carreira ou no amor.

 

 

ternos-luxo

 

Parte da identidade masculina desde o século XVIII, o terno se popularizou entre os emergentes da burguesia durante a Revolução Francesa. Mais simples e discretos, eles deixaram para trás as extravagantes vestimentas dos aristocratas, e desde então são sinônimos de elegância, requinte e discrição desde que usados corretamente.

 

 

O uso de ternos é muito comum para alguns homens, porém é normal surgir alguma dúvida em relação ao uso da peça.


Temos 10 dicas que você precisa saber para usar a vestimenta sem cometer gafes de principiante – mas garanta que você tenha estilo e atitude!

 

 

Terno-no-cabide

 

1- DÊ DESCANSO AO SEU TERNO


Deixe sempre o seu terno de repouso, pelo menos dois dias, ele também precisa de descanso. O tecido que provavelmente ficou marcado pelos vincos do uso diário, vai ter a oportunidade de “relaxar” e de voltar à sua forma original, além de não vai ficar desgastado tão facilmente.

 

 

2- ESCOLHA UM TECIDO DURADOURO


Devemos sempre optar por um terno de algodão ou linho, ao invés de ternos de fibras sintéticas. Enquanto que os primeiros são materiais que respiram e voltam à sua forma original depois de lavados, os sintéticos vão ficar rapidamente amarrotados e com um efeito “usado”.

 

 

comprimentodamanga

 

3- A REGRA DE OURO


A manga do seu terno ou blazer não pode chegar à palma da sua mão, e também não pode ficar acima do osso do pulso. Já as calças têm uma regra de ouro: certifique-se que a bainha toque no sapato – “tocar apenas” – sem deixar espaço.


Corrija sua silhueta, um terno bem feito (de preferência, à mão) pode ser reconhecido a metros de distância – ele é harmonioso e equilibrado. As calças devem ser justas, os ombros estreitos e a cintura alinhada.

 

 

4- AS ESTAÇÕES MUDAM E OS TECIDOS TAMBÉM


Certifique-se de que esteja usando o tecido certo na estação certa. No verão, opte pelo linho ou algodão. Já no inverno, você deve procurar modelos de caxemira ou tecidos de lã como tweed e merino.

 

 

5- ACERTE NO COMPRIMENTO


Não esqueça de desabotoar o paletó quando se sentar. Sem exceções!  Quando se sentamos, o seu terno deve cobrir totalmente o assento. Ternos curtos não são favoráveis a ninguém – sim, nem aos mais magros. Jamais abotoe o último botão de um paletó transpassado (a menos que haja uma fileira única de botões).


Suas calças devem ficar na altura da cintura (e não dos quadris). Aqui o espaço entre a pele e a roupa não deve ultrapassar um dedo. Caso contrário, não espere que as pessoas deem risada com você.

 

 

manga-terno

 

6-  NÃO MOSTRE MAIS O QUE DEVERIA


Garanta que a manga da camisa não desça mais do que um centímetro depois do fim da manga do terno. Se isto não acontecer, vai aparentar que o seu terno ou blazer é demasiado curto.

 

 

terno-sob-medida

 

7- NA DÚVIDA, FAÇA SOBRE MEDIDA


Até o terno mais caro do mundo vai ficar ruim se não estiver ajustado de acordo com os contornos do seu corpo. Economizar no ajuste é bobagem! Procure um alfaiate. Não há nada mais certeiro nas medidas do que um terno escolhido exatamente pra você. Se esta opção ultrapassar o seu budget, você pode sempre optar para levar o seu terno ou blazer onde você o comprou e fazer as alterações necessárias, para que ele lhe caia como uma luva.

 

 

sapatos-oxfords-luxo

 

8- OS SAPATOS TAMBÉM SÃO IMPORTANTES


Se sair de blazer, os tênis brancos clássicos podem funcionar no verão – poder, não significa que efetivamente se deve usar. Cuidado! De fato, os melhores sapatos que devem ser considerados para ser usados com ternos são os mocassins ou oxfords.

 

 

9- UM TERNO PARA CADA CORPO


Liso ou cruzado? O tipo de terno que você deve escolher depende apenas do seu gosto. No entanto, se você não for muito alto, opte pelo terno liso, sendo que o cruzado vai reduzir a aparência da sua altura. Não se empolgue com padrões. Xadrez ou Herringbone (espinha de peixe) em tons discretos passam uma boa impressão sem chamar a atenção.

 

 

acessorios-com-terno

 

10- ACESSÓRIOS EM EXCESSO: NÃO

 


Evite o excesso de acessórios. Se você já está usando um lenço de bolso e um prendedor de gravata, talvez seja melhor reconsiderar aquele broche na lapela. Guarde seu relógio esporte volumoso à prova de choque para a academia ou aventuras ao ar livre. Com um terno ele pega mal! Três acessórios é o máximo para se usar com terno. No que se diz à respeito aos acessórios, nunca ultrapasse esse número, pois provavelmente será demasiado. O clássico e o bonito está na simplicidade.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia