22 de Junho de 2025
facebook twitter instagram youtube

VARIEDADES Sexta-feira, 20 de Junho de 2025, 12:38 - A | A

20 de Junho de 2025, 12h:38 - A | A

VARIEDADES / ARTISTA NADJA LAMMEL

Vernissage “Onda do Cerrado” chega pela primeira vez em Cuiabá com entrada gratuita

Única News
Com Assessoria



A Pastre Oliveira Investimentos e o Instituto Ateliê de Projetos tem a honra de anunciar a Vernissage da artista plástica e arquiteta Nadja Lammel, intitulada “ONDA DO CERRADO - Geometria de Frequência da natureza”, um mergulho sensorial e conceitual na relação entre arte, natureza e energia.

Com uma carreira marcada pela interseção entre arquitetura, expressão e pesquisa estética sobre o território, Nadja Lammel apresenta nesta mostra uma nova fase de sua trajetória. A artista, reconhecida por seu rigor técnico e sensibilidade poética, convida o público a contemplar as estruturas invisíveis que permeiam a paisagem do Cerrado — em especial o Cerrado Chapadense — por meio de uma interpretação geométrica e simbólica das frequências que o atravessam.

"Onda é um pulso que se propaga de um ponto a outro transportando energia sem transportar matéria" — é a partir desta definição essencial da física que a exposição se desenrola. Nas obras, a artista transita entre o concreto e o etéreo, explorando formas naturais sedimentares, relevos e geoformas esculpidas pela ação do tempo, das forças naturais e das ondas eletromagnéticas.

As peças em óleo sobre tela se destacam pela riqueza de textura e composição, utilizando gesso e folha de ouro para criar relevos que extrapolam o plano bidimensional e convidam à imersão. Já a escultura em baixo relevo, modelada em técnica italiana sobre gesso com aplicação em ouro, assume o papel de espelho simbólico: uma superfície onde a matéria se curva ao intangível.

“ONDA DO CERRADO” marca um momento de maturidade na carreira de Nadja Lammel, consolidando seu olhar multidisciplinar e sua capacidade de dialogar com públicos exigentes — da crítica especializada a colecionadores atentos à originalidade e profundidade conceitual da produção artística contemporânea. A mostra é também um convite à reflexão sobre os ritmos ocultos da paisagem brasileira e o modo como podemos traduzi-los visualmente por meio da arte.

Divulgação

Vernissage “Onda do Cerrado” chega pela primeira vez em Cuiabá com entrada gratuita

 

Para o conselheiro de cultura do estado de Mato Grosso e curador da exposição Guilherme Chaves, “trata-se de uma oportunidade única de contemplação e aquisição de objetos de arte que incorporam uma narrativa densa, simbólica e tecnicamente apurada — valores fundamentais no cenário da arte de alta relevância cultural e patrimonial”.

Ainda que o reconhecimento internacional, especialmente de grandes centros como Estados Unidos e Europa, seja um ponto importante, Ederson Pastre, diretor da Pastre Oliveira investimentos e colecionador que é um dos idealizadores do evento, afirma que “é fundamental que esse olhar não se torne o único termômetro de valor ou sucesso da arte brasileira”. Para ele, parte do fortalecimento desse mercado passa também por uma valorização interna consistente e pela construção de redes com outros países latinos e mercados com potencial para novos investimentos.

A Vernissage estará aberta para visitação a partir do dia 28 de junho às 10:00h, no espaço expositivo Galeria Pastre Oliveira.

Artista: Nadja Lammel

Curadoria: Guilherme Chaves/ Instituto Ateliê de Projetos

SERVIÇO

O QUÊ: Exposição “ONDA DO CERRADO”, com a artista Nadja Lammel e curadoria de Guilherme Chaves.

QUANDO: 28/06 – 10:00.

ONDE: Galeria de arte Pastre Oliveira, localizado na Av. João de Deus Bulhões, 08 - Petrópolis, Várzea Grande – MT.

ATRAÇÕES: Vernissage da artista Nadja Lammel e experiência gastronômica Wal Untar e Rosane Lammel.

MAIS INFORMAÇÕES: (65) 99640-7713 / 30443248 AGENDAMENTOS: [email protected]

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia