01 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

VOLTA AO MUNDO Terça-feira, 17 de Dezembro de 2019, 10:08 - A | A

17 de Dezembro de 2019, 10h:08 - A | A

VOLTA AO MUNDO / ATIVISTA SUECA

Greta Thunberg chega a Suécia após quatro meses de viagem para participar Cúpula e Conferência do Clima da ONU

Jovem de 16 anos se tornou voz ativa na defesa de políticas efetivas que reduzam a emissão de gases poluentes. Os deslocamentos tinham a proposta de emitirem pouco carbono e foram feitos em veleiro, catamarã e trem.

Por G1



A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, chegou nesta terça-feira (17) à Suécia após passar quatro meses em viagem para participar da Cúpula e da Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU).

Os deslocamentos tinham a proposta de emitirem pouco carbono e foram feitos em veleiro, catamarã e trem.

A jovem ativista publicou uma imagem na manhã desta terça em suas redes sociais em que aparecia com dois cachorros e escreveu: "Home", que significa "casa", em inglês.

Greta saiu da Suécia em agosto para viajar com o pai, Svante Thunberg, em um veleiro, concedido por Pierre Casiraghi, filho da princesa Caroline de Mônaco. Ele colocou à disposição da adolescente o "Malizia II", um veleiro com "zero emissão de carbono".

A viagem teve atrasos, com o mar agitado no Sul da Nova Escócia, mas Greta chegou à Nova York ao fim do mês, para participar da Cúpula do Clima.

 

Cúpula do Clima

 

A Cúpula do Clima começou em 21 de setembro em Nova York, nos Estados Unidos, a 6,3 mil km de distância, em linha reta, da Suécia.

No discurso de abertura da cúpula, a ativista Greta disse que os jovens são uma força "imparável" em pressionar os líderes mundiais a agir sobre as mudanças climáticas. O painel contou também com a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres.

Guterres disse que o grande problemas dos líderes mundiais é que eles "falam muito e ouvem pouco".

 

Conferência do Clima

 

A 25ª Conferência do Clima, a COP 25, foi feita em Madri, na Espanha, após o Chile cancelar o evento no país devido à instabilidade política causada por protestos da população.

Greta teve que ajustar o itinerários e os deslocamentos, e conseguiu uma carona em um Catamarã para atravessar o Oceano Atlântico em direção à Europa. A viagem durou 21 dias.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia