06 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

VOLTA AO MUNDO Domingo, 21 de Maio de 2017, 10:54 - A | A

21 de Maio de 2017, 10h:54 - A | A

VOLTA AO MUNDO / EUA MOSTRANDO A CARA

Trump faz sua 1ª viagem ao exterior com visita à Arábia Saudita

Opinião e Notícia



(Foto: Reprodução)

trump-na arabia.jpg

 

Em sua primeira viagem internacional como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump tentará reatar laços com a Arábia Saudita, abalados durante os oito anos do governo de Barack Obama. A expectativa é que ele negocie a venda de armamentos ao país e fortaleça o combate ao terrorismo.

 

Trump viaja nesta sexta-feira, 19, para Riade, onde se reunirá com o rei Salman bin Abdulaziz e outros membros da família real saudita e participará de uma reunião dos Estados do Golfo. Com isso, se afastará temporariamente do alvoroço político recente envolvendo a divulgação de informações de inteligência sigilosas a autoridades russas.

 

Líderes em Riade acreditam que Trump assinará um dos maiores acordos armamentistas da história e apoiará a formação de uma “Otan árabe”, um pacto liderado pelos Estados Unidos de segurança regional que esteve subscrito durante o governo Obama. Além disso, o presidente americano está planejando um discurso contrário ao radicalismo islâmico.

 

“Na Arábia Saudita, vou falar com os líderes muçulmanos e exortá-los a lutar contra o ódio e o extremismo e a pavimentar o caminho para um futuro de paz de sua religião”, anunciou Trump.

 

Embora tenha feito uma campanha eleitoral sustentada em declarações antimuçulmanas, os governantes do Golfo Pérsico estão entusiasmados com a gestão de Trump. Há a expectativa de que ele promova uma reviravolta na política externa americana no Oriente Médio, sobretudo com mudanças nas relações com o Irã, que a Arábia Saudita acusa de “tentar controlar o mundo islâmico”.

 

Nos anos do governo Obama, houve uma tentativa de aproximação com o Irã que acabou culminando em um acordo histórico para tentar frear o programa nuclear do país. Trump quer frear essa aproximação. Dessa forma, a visita do presidente americano pode recuperar a posição da Arábia Saudita de aliado dos Estados Unidos, junto aos outros países do Golfo, contra o Irã.

 

Trump é o primeiro presidente americano desde Jimmy Carter que não visita o Canadá ou o México em sua primeira viagem ao exterior. Após visitar a Arábia Saudita, Trump visitará as cidades de Jerusalém e Roma, antes de ir às cúpulas da Otan e do G7.

 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia