Cuiabá, 07 de Maio de 2024

ESPORTE Sexta-feira, 03 de Setembro de 2021, 14:47 - A | A

03 de Setembro de 2021, 14h:47 - A | A

ESPORTE / DERROTOU A CHINA

Atleta de MT conquista ouro inédito na Paralimpíada de Tóquio

Thays Amorim
Única News



O atleta mato-grossense Romário Diego Marque conquistou nesta sexta-feira (03) uma medalha de ouro inédita com a equipe de goalball (futebol adaptado para pessoas cegas/com deficiência visual) na Paralímpiadas de Tóquio. Capitão do time, Romário disputa uma Olímpiadas pela quarta vez.
Os brasileiros golearam a China por 7 a 2 no Centro de Convenções Makuhari Messe, na cidade de Chiba.

No primeiro tempo, o Brasil conseguiu abrir dois gols de vantagem, o que foi importante para controlar a partida. Além disso, mostrou solidez na defesa. As bolas na rede aconteceram na segunda metade da primeira etapa, com Romário e Parazinho.

Na segunda etapa, os brasileiros conseguiram fazer o que queriam no início, o terceiro gol do confronto, com Leomon Moreno. Em seguida, a China diminuiu o marcador para 3 a 1, em cobrança de penalidade.

Daí para frente os gols continuaram acontecendo, com os chineses marcando mais um e os brasileiros aumentando o marcador em finalizações de Leomon, duas vezes, e de Parazinho, que também fez mais dois. Final de jogo: Brasil 7, China 2.

O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Cultura (Secel), Jefferson Neves, parabenizou a conquista e afirmou que Romário foi uma peça fundamental na Paralímpiadas.

“Estamos muito orgulhosos de ter o integrante de uma equipe mato-grossense na seleção brasileira, e ainda mais orgulhosos com a conquista de um resultado tão expressivo. Além de muitos gols que o Romário marcou durante toda a competição, ele foi peça fundamental pela experiência”, diz Jefferson Neves, secretário adjunto de esporte da Secel.

No currículo, o craque, ala da seleção brasileira e dono da camisa número 6, conquistou medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016, no Rio de Janeiro, após derrotar a Seleção Sueca de Goalball por 6 a 5.

O atleta tem ainda os ouros nos jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, em 2011, de Toronto, em 2015, e no Mundial da IBSA, na Finlândia, em 2014. Além disso, Romário também conquistou prata nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2016.

Romário esteve presente nas principais conquistas do goalball masculino brasileiro, como no título mundial em 2014, a prata nos Jogos Paralímpicos Londres 2012 e os dois ouros nos Jogos Parapan-Americanos, em Guadalajara 2011 e Toronto 2015.

(Com informações da Secel e Agência Brasil)

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia