Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍCIA Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018, 08:17 - A | A

14 de Novembro de 2018, 08h:17 - A | A

POLÍCIA / MADEIRA NATIVA

PF deflagra operação contra extração ilegal de madeiras em MT

Da Redação



(Foto: PF-MT)

MADEIRA OP

 

A Polícia Federal, juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deflagrou na manhã desta quarta-feira (14), a operação denominada Madeira Nativa, que investiga organização criminosa responsável pela contínua extração ilegal de madeiras no Projeto de Assentamento ENA, em Feliz Natal (a 538 km de Cuiabá).

 

São oito mandados de busca e apreensão em empresas de madeireiras e nas residências dos principais investigados. De acordo com a investigação, a organização criminosa extrai grandes quantidades de madeiras da área de reserva legal do Projeto de Assentamento ENA – PA ENA e confere aparência de legalidade a essas madeiras mediante fraudes no Sistema de Gestão Florestal do Estado do Mato Grosso – SISFLORA MT.

 

Além disso, foi apurado que a organização criminosa é dividida em núcleos: alguns responsáveis pela exploração e transporte da madeira, outros pelo esquentamento dela e um último pela vigilância e segurança armada das operações criminosas.

 

As condutas caracterizam os crimes de furto, receptação, falsidade ideológica e organização criminosa, além de crimes ambientais diversos, previstos nos arts. 155, 180 e 299, do Código Penal, art. 2º, da Lei n.º 12.850/13, e arts. 39, 50A e 69, da Lei n.º 9.605/98.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3