Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2019, 08:41 - A | A

04 de Dezembro de 2019, 08h:41 - A | A

POLÍTICA / POR UNANIMIDADE

TCE aprova contas da prefeitura de VG e cita que pode ser usada como exemplo

Única News
Da redação



Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovaram por unanimidade as contas de governo de Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), do exercício de 2018, sob a gestão da prefeita Lucimar Campos (DEM) e citou que pode ser exemplo por outras administrações municipais.

O parecer prévio, relatado pelo conselheiro Luiz Henrique Lima, apontou que a administração municipal cumpriu com os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para gastos com servidor público, como também os índices de investimentos nas áreas essenciais de Educação e Saúde.

Ele citou os investimentos em Educação que atingiram 38,85%, quando a Constituição Federal prevê 25% e 26,58% na Saúde Pública, sendo que a legislação estabelece 15%.

Outro dado significativo foi quanto aos gastos com servidores públicos. O total geral foi de 53,39% somando Executivo e Legislativo e 51,22% apenas o Poder Executivo, o que demonstra ter o município no computo geral do ano, cumprido com a LRF.

O procurador do Ministério Público de Contas, William de Almeida Brito, sinalizou como importante a apreciação de uma conta da envergadura de Várzea Grande, para ficar tácito que a instituição Tribunal de Contas de Mato Grosso cumpriu seu papel em fiscalizar e emitir alertas que corrigiram rumos e demonstraram a correta gestão realizada pela prefeita Lucimar Sacre de Campos e sua equipe técnica de auxiliares.

Questão debatida nacionalmente, que é a previdenciária e que ganhou novas regras aprovadas pelo Congresso Nacional, também foi tratada pelo relator que frisou estar a Previdência de Várzea Grande (Previvag), sendo gerenciada com transparência e lisura para resguardar o futuro das aposentadorias e licenças de saúde.

Segundo Luiz Henrique Lima, as medidas adotadas pela Reforma da Previdência irão potencializar ainda mais aquelas instituições que como a Previvag detém lastro financeiro e condições de atualização de sua Tábua Atuarial sem colocar em risco os atuais e futuros aposentados e pensionistas.

“É importante deixar claro, que por várias vezes este Tribunal de Contas emitiu alertas para a prefeita Lucimar Sacre de Campos e seus auxiliares para que, no decorrer, de um ano, fossem realizados ajustes, que agora resultaram na aprovação das referidas contas, por ter a gestora cumprido com as obrigações e com as recomendações desta Corte de Contas”, disse Luiz Henrique Lima.

Ao final da votação, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Domingos Neto, natural de Várzea Grande, reiterou como exemplar a gestão da prefeita Lucimar Sacre de Campos assinalando que os bons números e índices, melhoram a qualidade de vida ofertada pelo Poder Público para os cidadãos de uma maneira em geral.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia