Cuiabá, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2019, 18:47 - A | A

13 de Fevereiro de 2019, 18h:47 - A | A

POLÍTICA / AGRICULTORES INDÍGENAS

Virginia e Mauro Mendes participam da Festa da Colheita em aldeia

Luana Valentim
Da Redação



O governador Mauro Mendes (DEM) e a primeira-dama, Virginia Mendes participaram nesta quarta-feira (13), da Festa da Colheita, realizada durante o 1º Encontro Nacional de Grupo de Agricultores Indígenas, na Aldeia Matsene Kalore, em Campo Novo do Parecis (a 396 km de Cuiabá).

Além de Mendes e Virgínia, estiveram presentes no evento os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina e do Meio Ambiente, Ricardo Salles, além de secretários de Estado, senadores, deputados estaduais e federais e representantes da Fundação Nacional do Índio.

No instagram, a primeira-dama publicou em seu stories vídeos e imagens do evento dando destaque a 1ª safra de grãos indígena realizada em Mato Grosso.

"Com apoio do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles iremos aliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade", escreveu Vírgina.

Nos vídeos, Virginia e Mauro aparecem dançando com os índios juntamente com os ministros. A primeira-dama ainda foi homenageada pela aldeia. 

Durante a visita, o chefe do Executivo conheceu a Cooperativa Agropecuária dos Povos Indígenas Haliti-Paresis, Nambikwara e Manoki, localizada na aldeia e, em seguida, uma área de produção de cultura de soja.

O líder indígena paresi, Arnaldo Zunizakae Paresi, entregou uma lista de reivindicações ao governador. A principal demanda dos indígenas da região é o apoio das autoridades, entre elas, a Funai para que as comunidades possam plantar em suas terras.

O comunicado da Fundação menciona a convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, segundo a qual os indígenas têm o direito de escolher seu modelo de desenvolvimento econômico.

De acordo com a Funai, o povo Paresi, formado por cerca de 2 mil indígenas, tem se destacado na produção de soja, milho, batata, batata-doce, abóbora, feijão, entre ouros produtos. Na safra 2018/2019, em Campo Novo do Parecis, foram semeados 8,7 mil hectares de soja, mil hectares de milho e 300 hectares de arroz. Para a safrinha, a previsão é de 7,7 mil hectares de milho convencional, 6 mil ha de feijão, 1,4 ha de girassol e 500 ha de milho branco.

 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

Foto :(Instagram)

Foto :(Instagram)

Foto :(Instagram)

Comente esta notícia