Cuiabá, 17 de Junho de 2024

AGRONEGÓCIO Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2023, 10:02 - A | A

18 de Dezembro de 2023, 10h:02 - A | A

AGRONEGÓCIO / VEJA VÍDEO

Fávaro cita preocupação com cenário da soja e anunciará medidas excepcionais para Mato Grosso

Aline Almeida
Única News



CARLOS FÁVARO

AGÊNCIA SENADO

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD) apontou que é preocupante o cenário do plantio e colheita de soja em Mato Grosso. A situação, segundo o ministro, requer ações excepcionais para evitar prejuízos aos produtores.

"Recebi ligação de autoridades e produtores na manhã desta segunda-feira relatando o início da colheita de soja em Mato Grosso. Soja que não cumpriu o ciclo de maturação em função da seca, produzindo em média de 10 a 20 sacas por hectare, o que é muito grave e preocupante", disse.

Fávaro enfatizou que a equipe técnica do Mapa foi chamada para organizar um debate com autoridades e produtores mato-grossenses. "Para que possamos tomar medidas excepcionais, um momento de excepcionalidade. É isso que faremos para minimizar os impactos a esses produtores e a economia do Estado".

O ministro ponderou que certamente, outros estados brasileiros poderão sofrer essas consequências. "Estaremos atentos para dar respostas. Determinação do presidente Lula para que nós não deixamos nosso produtores passarem por maiores dificuldades em razão das mudanças climáticas".

Alerta

A agtech A de Agro realizou um levantamento nas principais regiões produtoras de soja no país que aponta os municípios com maior risco de quebra na safra 2023/24 e também aquelas com potencial de atraso no plantio por causa de intempéries.

Municípios situados entre o oeste e norte de Mato Grosso, que sofrem com a seca intensificada pelo fenômeno climático El Niño, estão entre os mais afetados, aponta o levantamento.

Os municípios identificados com “risco muito alto” e “risco alto” de quebra representam 28% da produção de soja de Mato Grosso, o que pode resultar em perdas de no mínimo 4% da colheita da oleaginosa em 2023/24.

VEJA VÍDEO

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia