19 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

AGRONEGÓCIO Segunda-feira, 19 de Maio de 2025, 10:28 - A | A

19 de Maio de 2025, 10h:28 - A | A

AGRONEGÓCIO / VEJA LISTA

União Europeia e 9 países suspendem compra de frango brasileiro

Brasil aguarda bloqueio parcial de outros três países nos próximos dias, por causa da gripe aviária

CNN Brasil
Única News



A União Europeia e nove países suspenderam total ou parcialmente a compra de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial de aves no Rio Grande do Sul.

A doença foi identificada em um matrizeiro localizado em Montenegro (RS). Além da União Europeia, África do Sul, Coreia do Sul, Canadá, México, Argentina, China, Chile, Japão e Uruguai já confirmaram a suspensão da compra de carne de frango brasileira.

Segundo o comunicado divulgado pelo governo canadense, a compra foi suspensa seguindo o acordo sanitário estabelecido entre os países. As remessas abatidas antes do dia 12 de maio ainda poderão ser importadas.

Chile, Argentina, Uruguai, México e Coreia do Sul comunicaram a suspensão de toda a carne de frango brasileira. Enquanto o Japão anunciou a restrição à importação somente para o frango vindo de Montenegro (RS).

Já África do Sul, China e União Europeia suspenderam a importação e pararam de certificar o Brasil seguindo os acordos sanitários estabelecidos.

O governo brasileiro também aguarda restrições de importação dos Emirados Árabes, Arábia Saudita e Filipinas.

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que na área com raio de 10km onde se declarou a emergência, as vistorias de propriedades estão em curso e em ritmo acelerado.

A área perifocal (raio de 3 km), já teve 29 das 30 propriedades rurais vistoriadas, enquanto na área de vigilância (7km a partir do raio de 3km), já foram vistoriadas 238 de 510 propriedades.

De acordo com o governo, apenas uma investigação de suspeita foi aberta no raio de 7km, em propriedade de subsistência. O caso não possui impacto no comércio internacional, nem na segurança dos alimentos inspecionados.

Na propriedade onde foi detectado o foco, já ocorreu o descarte de todas as aves e de seus ovos. Também está sendo realizada a limpeza e desinfecção de todas as instalações.

A doença não é transmitida para humanos pelo consumo de carne de aves nem de ovos. Segundo o Mapa, não há restrição de consumo.

O Ministério da Agricultura e Pecuária também informou que o risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo. Em geral, a doença afeta tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas, vivas ou mortas.

Veja lista
África do Sul;
Coreia do Sul;
Canadá;
México;
Argentina;
China;
Chile;
Uruguai;
Japão;
União Europeia.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia