23 de Abril de 2025
facebook twitter instagram youtube

ARTIGOS/UNICANEWS Sexta-feira, 19 de Agosto de 2016, 11:30 - A | A

19 de Agosto de 2016, 11h:30 - A | A

ARTIGOS/UNICANEWS / Educação em tempos modernos

Educação em tempos modernos

Por Elias Januário



Reprodução / Internet

 

O sistema educacional no contexto globalizado em que vivemos continua sendo pauta de inúmeras reflexões, caro leitor. A impressão que temos é que a globalização avança num ritmo acelerado e as escolas numa velocidade bem mais lenta, abrindo com isso um fosso entre a prática de sala de aula e os tempos modernos. É bem verdade que temos vários estabelecimentos escolares com excelente prática pedagógica, no entanto, quando olhamos numa perspectiva macro para o sistema de ensino, nos deparamos com um cenário ainda preocupante.

 

A comunidade exige dos professores mudanças nas práticas de ensino, que é importante, mas também é imprescindível que as escolas redefinam suas estruturas, iniciando pelos projetos políticos pedagógicos, como afirma o antropólogo e educador Philippe Perrenoud, que chama a atenção para o objetivo maior da formação escolar, qual seja, preparar pessoas com habilidade e competência para a realidade social e de trabalho que está posta. Para tanto, é fundamental rever os conteúdos curriculares visando preparar os estudantes para a vida, para uma interação com a realidade na qual estão inseridos.

 

Uma das problemáticas no processo de ensino e aprendizagem consiste no fato do sistema de ensino não estar muito preocupado em relacionar os conhecimentos disciplinares com a realidade em que vivem os alunos, onde a justificativa dos conhecimentos e saberes passam por avaliações. Falando em avaliação, que deve sim estar presente na formação educacional, mas partindo de uma finalidade formativa e certificativa, orientada claramente para as competências. Valorizar as competências não significa dar as costas para o saber e para o conhecimento, mas sim implementar uma prática pedagógica diferente, ampla, onde os saberes adquiridos sejam usados. Que considere a diversidade e as particularidades, como por exemplo, as competências que necessitam um jovem de periferia, de um desempregado ou mesmo de um portador de necessidades especiais.

 

Educação em tempos modernos prescinde, antes de tudo, de muito trabalho na resolução de problemas e projetos, por meio de atividades pedagógicas que levem ao desafio, que estimule os estudantes e mobilize os seus conhecimentos. Para tanto, o aluno deve ser o ponto de partida, levando ele a inteirar-se com a modernidade e saber agir diante dela, com postura reflexiva, capacidade de inovar e aprender com o outro, num processo contínuo de interação democrática e universal.

 

Elias Januário é educador, antropólogo e historiador. E-mail: [email protected]

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

 

Comente esta notícia