Globo News
A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão em regime inicialmente fechado, além da perda do mandato parlamentar. A condenação é por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em ação que também envolve o hacker Walter Delgatti.
Além da pena de reclusão, Zambelli foi condenada ao pagamento de uma multa de R$ 2 milhões por danos morais e coletivos. A perda do mandato deverá ser declarada pela Câmara dos Deputados após o esgotamento dos recursos no Supremo.
Walter Delgatti foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão, também em regime fechado, e ao pagamento da mesma multa. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin, garantindo a maioria dos votos. O julgamento ocorre em plenário virtual e está previsto para terminar no próximo dia 16 de maio, ainda com os votos pendentes dos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia.
Defesa
Em nota, a defesa de Zambelli criticou o voto do ministro Alexandre de Moraes, alegando que ele ignorou provas e fatos constantes nos autos e resultou em uma condenação injusta. Os advogados afirmam que a deputada é vítima de perseguição política e pedem sua absolvição.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3