Cuiabá, 25 de Maio de 2024

ARTIGOS/UNICANEWS Quarta-feira, 19 de Julho de 2017, 16:33 - A | A

19 de Julho de 2017, 16h:33 - A | A

ARTIGOS/UNICANEWS / GRACI OURIVES

Pedra 90: AMOR, espanto: bibliotecas fechadas

Graci Ourives professora e escritora



foto Graci Ourives de Miranda.JPG

 

O Bairro Pedra 90 foi criado em 1990, esta localizado na região Sul, Cuiabá-MT. Conforme a professora Silmara D. Santa Rosa, da escola Professor Rafael Rueda, fundada em 1994, no bairro “Pedra 90”, com 300 alunos matriculados. A Prof.ª Silmara pontuou: “foi feito diagnóstico dos alunos, e nós percebemos que têm deficiência na aprendizagem, tanto na língua portuguesa quanto na matemática e interpretação (...)”. Sobre o curso de matemática, Luiz G.de Souza Soletti, cursando Licenciatura Plena-UFMT, diz “A matemática é a ciência das ciências, das biológicas ao contexto histórico, mais que uma necessidade e aprendizagem: é vida”.  É relevante refletir sobre o curso de sociologia, mantém estável no 1º ano abaixo da média, 5%, porém, no 3º ano todos acima da média. Então, Parabéns! Das notas da disciplina de física no colégio, 63,9% estão abaixo da média no 1º ano, enquanto no 3º ano, 31% das notas estão abaixo da média; das notas da disciplina de matemática, 61% estão abaixo da média no 1º ano, enquanto no 3º ano, apenas 28% das notas estão abaixo da média no 3º ano. Parece-nos que merece reflexão profunda de especialista da educação.  O 3º ano chamou-nos atenção, tudo foi transformador, os dados surgem: excelente, perfeitos e agradáveis aos olhos acadêmicos.

 

 

Segundo a profª Fátima (2017), “os trabalhos das Salas de Apoio já estão apresentando os resultados”. Sobre a evasão escolar, “nós não temos problemas com evasão, está bem controlada, diário da sala (...) hoje o professor Marcelo já ligou para um pai, e, já está lá”. A direção da escola faz um trabalho de base para conter evasão escolar. A professora Feitosa diz sobre evasão: “monitoramos diário (...) monitoramos o tempo todo”. Foi tão relevante e esperançoso, sentir que, docentes que recebem um ínfimo salário, estas estão atuando com sensatez, felizes e esperançosas, prontas para colaborar com uma sociedade mais igualitária.  Em 2016, existiam duas escolas “Plenas”, na atualidade foram implantadas 14. A sala de aprendizagem é observada como ancoragens estimulantes de cérebros, valorizando o acesso à cultura.

 

A servidora Marcia Batista, técnica administrativa: “eles gostam da biblioteca”. É de suma importância: priorizar e dar relevância para as bibliotecas, assim os jovens encontrarão opções para a evolução intelectual, e que os mundos olhem para o Brasil como exportador de grandes projetos. Então, prioridades das prioridades deverão ser fomentar maiores números de bibliotecas públicas. Os números de bibliotecas fechadas foram expedidos através da Coordenadoria do Sistema E. de Bibliotecas Publica de MT. A servidora Valdineia R. de Almeida, dentre as 154 bibliotecas mantidas pelo sistema estadual, 75 já foram visitadas pela equipe responsável, e diagnosticou que aproximadamente 32 estão fechadas.  A Lei que assim diz: “Será obrigatório um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, (...) organização e funcionamento das bibliotecas escolares”.  A Lei nº 12.224 de 24/05/2010, da Presidência da República.  Independente das localidades e existências das bibliotecas que se encontrem fechadas, sejam elas próximas da capital ou em regiões longínquas, necessitam ser reabertas urgentemente.

 

É perceptível que tanto os jovens quanto idosos gostam de inteirar-se de novas tecnologias. Atualmente há curso de computação para idosos, na Biblioteca Central Estevão de Mendonça, e, conforme o Especialista em Ed. Música e Ens. de Arte, Carlos Alberto de A. Santos (2017) “90 candidatos idosos na lista de espera.” Os governantes devem propiciar espaços, para que o cidadão seja transformado de leitores para brilhantes pesquisadores. Não existem atrativos em algumas bibliotecas. Logísticas das salas de leituras deveriam ser tão luxuosas quanto dos poderes: confortável! Sejam céleres! .  “Enquanto houver bambu, lá vai flecha”. Rodrigo Janot-PGR. (2017);

 

 

 

 

 

 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia