02 de Novembro de 2024
facebook twitter instagram youtube

ARTIGOS/UNICANEWS Terça-feira, 22 de Novembro de 2016, 08:28 - A | A

22 de Novembro de 2016, 08h:28 - A | A

ARTIGOS/UNICANEWS / JOSÉ PEDRO GONÇALVES

Por que você precisa ajudar o Hospital de Câncer



(Foto: Internet)

 

Você sabe o que é obstrução maligna?

 

Imagine um doente portador de câncer no intestino e que esse tumor obstrua completamente o tubo intestinal de modo que nada mais passa por ele. Se ele comer qualquer coisa, mesmo um sorvete ou um refrigerante, a parte que não foi digerida nem absorvida pelo aparelho digestivo vai se acumulando antes da obstrução, distendendo e dilatando o intestino, provocando dores insuportáveis. Se isso não for resolvido de algum modo, o doente continuará sofrendo terrivelmente, passando a ter um final de vida extremamente doloroso. Junto com ele sofrerá a sua família, seus amigos e todos aqueles que se preocupam com o sofrimento alheio.

 

Como resolver um problema grave como este? Onde encontrar um lugar para cuidar de um doente em fase final de vida e oferecendo a ele e à sua família, não só conforte e cuidado, mas possibilitando que ele tenha mais qualidade nos dia de vida que ainda lhe restam? Ainda garante aos seus familiares um conforto durante o luto?

 

Não existe um lugar como esse em Mato Grosso, muito menos em Cuiabá. 

 

Agora imagine que você tenha um parente próximo, um amigo, ou até mesmo uma pessoa amada e que venha passar por uma situação como esta. Por favor, você não tem garantia nenhuma de que isto não irá acontecer com você. Ou você é daqueles que pensam – isto não acontecerá comigo! Você tem certeza disso?

 

Como não temos certeza de nada quando falamos de saúde ou doença, ou de qualquer outro fato relativo à nosso futuro, convido você a pensar um pouco sobre isso. 

 

Dei como exemplo apenas uma das doenças que costumam acometer qualquer um de nós, independentemente de nossa idade, raça, credo ou condição socioeconômica. Muitas doenças, e elas são muitas, podem acometer e sempre acometem alguém quando menos se espera: câncer de pulmão, levando a problemas respiratórios graves, com intensa falta de ar; o mesmo que acontece em fumantes crônicos que tem enfisema pulmonar e DPOC, nome abreviado de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. A Hipertensão Arterial, nossa conhecida pressão alta, pode levar a doenças cardíacas graves, como a Insuficiência Cardíaca Congestiva de difícil tratamento e que também causa extrema falta de ar. 

 

Você deve estar imaginado que estou tentando assustá-lo. Nada disso. Só estou tentando mostrar que se todos e cada um de nós pudermos contribuir como um mínimo de apoio de qualquer tipo, seja financeiro ou trabalho voluntário, poderemos ter um lugar adequado onde esse sofrimento possa ser tratado como deve ser e nos garanta uma vida com qualidade, mesmo que seja por pouco tempo de vida que ainda nos resta.

 

Estou tentando contribuir para a criação e implantação desse lugar. Trata-se da Clínica de Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer de Mato Grosso. Para isso, doei integral e definitivamente os direitos autorais de meu livro TRAGICOMÉDICAS, para essa instituição realmente série, competente e dedicada a seu afã de garantir melhores condições de vida àqueles que sofrem de doenças sem possibilidade de cura. Eu disse sem possibilidade de cura, mas não disse sem possibilidades de tratamento. É para garantir este tratamento especial ao doente sem possibilidades de cura que o Hospital do Câncer luta cotidianamente para a criação da Clínica de Cuidados Paliativos.

 

Por isso estou apelando a você e a todos que pensam um pouco no sofrimento alheio. Contribua de alguma forma. A mais fácil é adquirir o livro TRAGICOMÉDICAS ligando para (65) 3648 7540 e se informando como e onde adquirir o livro. São histórias vividas por mim, tragédias cômicas e comédias trágicas, compondo de forma agradável, hilária, leve e de fácil leitura a história de personagens com quem convivi de alguma forma. 

 

 

Obrigado por ajudar aqueles que sofrem.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia