04 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

BRASIL Domingo, 04 de Maio de 2025, 14:00 - A | A

04 de Maio de 2025, 14h:00 - A | A

BRASIL / ÓDIO NA WEB

Apps de jogos expõem crianças ao ódio, mas os pais nem desconfiam

Milena Vogado
Metrópoles



Crianças e adolescentes são os principais alvos de discursos de ódio nas redes sociais e em plataformas de jogos on-line – o que, nem sempre, é percebido pelos pais e responsáveis. Comportamentos racistas, homofóbicos e misóginos estão cada vez mais frequentes na rotina dos mais jovens que acessam a internet, assim como conteúdos que incitam diferentes formas de violência, seja contra si ou grupos minoritários.

Mais de 1 bilhão de crianças e adolescentes acessam a internet diariamente no mundo inteiro. E dessas, mais de 50 milhões estão no Brasil, afirmou o presidente da Safernet Brasil, Thiago Tavares.

“A gente tem visto, nos últimos anos, uma tendência muito preocupante, não só no Brasil, mas em várias partes do mundo. Mas aqui no Brasil, isso se materializa de uma forma muito, muito séria, muito grave, que é a radicalização de adolescentes e jovens”, disse o especialista em Direitos Humanos na Web.

Aumento do ódio na web

Segundo Thiago, esses conteúdos de ódio têm se tornado mais frequentes por conta de três fatores. O primeiro é a influência dos algoritmos, que mudam a depender da plataforma.

O segundo fator é a redução dos times de integridade dessas plataformas. Thiago dá o exemplo do X (antigo Twitter), que demitiu 80% da força de trabalho após aquisição da empresa pelo bilionário Elon Musk.

CONTINUE LENDO

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia