03 de Dezembro de 2024
facebook twitter instagram youtube

BRASIL Segunda-feira, 11 de Novembro de 2024, 07:39 - A | A

11 de Novembro de 2024, 07h:39 - A | A

BRASIL / AQUECIMENTO GLOBAL

Brasil eleva emissão de gases de efeito estufa e pode descumprir metas do "Acordo de Paris"



O Brasil não reduziu suas emissões de gases de efeito estufa nos últimos cinco anos e, segundo especialistas, se mantido o atual ritmo, não vai fazer sua parte para o mundo cumprir o Acordo de Paris. Pelo pacto, o planeta deveria limitar até 2030 o aquecimento global a 1,5°C acima do nível pré-industrial.

As conclusões são de estudo do projeto Ascor (Avaliação de Oportunidades e Riscos Climáticos Soberanos), feito em parceria com a LSE (London School of Economics and Political Science), que avaliou o tema em 70 países.

O desmatamento na Amazônia e a expansão agrícola são apontados como principais fatores desse crescimento. Especialistas alertam que, sem medidas eficazes de controle ambiental, o país não conseguirá reduzir as emissões conforme o compromisso do Acordo de Paris.

Mesmo se excluída a parte de uso da terra e florestas, o Brasil mostrou um aumento médio de 1,7% nas emissões entre 2019 e 2023 Quando analisada apenas a parte excluída, houve crescimento médio de 0,8% no período.

O país descumpriria sua parte para o objetivo de 2030 no momento em qu se prepara para apresentar ao mundo suas novas metas ambientais e vem sendo monitorado de perto pela comunidade internacional por ser visto como um dos países protagonistas no debate ambiental e a posição de destaque alcançada com a presidência do G20 em 2024, além do fato do país ter sido escolhido como sede da COP30, no fim de 2025, em Belém (PA).

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia