04 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

BRASIL Domingo, 13 de Outubro de 2024, 16:54 - A | A

13 de Outubro de 2024, 16h:54 - A | A

BRASIL / QUEDA DE ENERGIA EM SP

Mãe atingida por apagão em SP usa carga do carro e 'gato' para manter filha com Atrofia Muscular respirando

Moradora de São Bernardo do Campo que deveria ter atendimento prioritário da Enel preciou improvisar para garantir que aparelhos vitais seguissem ligados

Juliana Causin
O Globo



Moradora de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, a comerciante Luciana Nietto, de 47 anos, teve que improvisar desde sexta-feira para garantir o funcionamento dos aparelhos que mantêm sua filha Heloísa, de 18 anos, respirando.

A casa das duas foi uma das 2,1 milhões que ficou sem energia, quando um temporal atingiu a capital paulista e as cidades do entorno. Desde então, parte do bairro onde moram, o Vila Santa Luzia, segue sem o serviço da Enel.

Diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma doença genética rara, Heloísa é acamada e depende de uma série de equipamentos médicos, em uma estrutura montada em casa. O mais crítico é o respirador:

— Ela só consegue ficar alguns segundos sem o respirador. Cerca de 10 segundos. Assim que o respirador desconecta a saturação dela começa a cair. Ela depende da energia — explica a mãe.

Sem energia e com a bateria do respirador com algumas horas de autonomia, Luciana primeiro conectou o nobreak (fonte de energia externa) do aparelho a cinco extensores para puxar energia do carro.

— Quando acabou a energia elétrica e o respirador ficou só no nobreak, ele começou a oscilar. Ele desconectava e reconectava. Eu pensei: ‘Se ficar assim o respirador vai queimar’ — conta Luciana. Continue lendo em O Globo

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia