Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 25 de Agosto de 2020, 17:19 - A | A

25 de Agosto de 2020, 17h:19 - A | A

CIDADES / DISCUTIDO HÁ 10 ANOS

Amam quer eleições diretas para presidente do Tribunal de Justiça

Claryssa Amorim
Única News



A Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) defende eleições diretas para a presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Segundo a associação, foi realizada uma pesquisa em 2019 para saber a opinião da classe em Mato Grosso e 88,6% dos magistrados disseram ser a favor das diretas.

A entidade vê como de “extrema importância” a volta do tema à pauta do Tribunal de Justiça, pelas mãos do desembargador Sebastião de Moraes Filho. O presidente da Amam, Tiago Abreu, comentou que o tema chegou a ser objeto de uma emenda constitucional em Mato Grosso.

Para o magistrado, os juízes têm todas as condições de ajudar a definir os rumos do Judiciário estadual, na medida em que eles estão no dia a dia em constante contato com as partes, os operadores do Direito e os servidores.

“Os magistrados de primeiro grau deveriam ter voz e voto porque eles testemunham o funcionamento do Judiciário na ponta e podem ajudar a identificar onde são necessárias as mudanças, além de terem plenas condições de apontar soluções. Nada mais justo, então, que participem da definição dos rumos desse mesmo Poder”, defendeu.

A medida foi considerada como “um passo importante para a democratização do Judiciário” pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), lembra Tiago Abreu. Ele destacou que a medida vem sendo discutida há mais de 10 anos e em alguns estados já acontece as eleições direta.

As eleições diretas inclusive estiveram em discussão durante o VII Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), no dia 24 de maio de 2019, em Foz do Iguaçu (PR), oportunidade em que o coordenador da Comissão das Eleições Diretas da AMB, Ricardo Alexandre Costa, defendeu a aprovação da PEC 187/12.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia