Da Redação
(Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

A Secretaria do Estado de Saúde (SES) confirmou que Mato Grosso já registrou três mortes por gripe Influenza A e B, somente este ano. Duas mortes foram pela gripe, tipo H1N1, uma delas em Cuiabá, e a outra por H3N2. As mortes foram confirmadas por meio de exames laboratoriais.
A primeira morte de uma mulher causada pela gripe H1N1 ocorreu em Cuiabá. A causa da segunda morte foi a Influenza B, no município de Tangará da Serra (a 242 km de Cuiabá). A vítima era uma mulher de 36 anos, que morreu no dia 8 de abril.
Ela deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e no dia seguinte morreu. Os exames laboratoriais apontaram gripe tipo H3N2.
Segundo a prefeitura, o quadro clínico piorou rapidamente e ela foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular.
A terceira morte foi da professora Camila Ramos de Souza, de 29 anos, confirmada foi registrada em Sorriso (a 420 km de Cuiabá). Ela morreu também este mês, no dia 15. O exame apontou a causa da morte de Influenza A, vírus H1N1.
Camila começou a sentir os sintomas no início do mês e chegou a ser diagnosticada com virose por cinco vezes na UPA do município. Segundo a família dela, em todas as ocasiões, a jovem recebia uma receita para tratar de uma dor de garganta.
A Secretária de Saúde informou que o Estado deve receber ainda esta semana mais um lote da vacina contra a gripe com 76 mil doses. Com essa nova entrega do Ministério da Saúde, subirá para 449 mil o número de doses recebidas pelo estado, sendo que o esperado é o envio de 850 mil doses. A pasta alerta para a população procurar se vacinar, pois é a única prevenção contra a gripe.
Suspeitas
Quarenta e dois casos suspeitos de Influenza foram notificados em Mato Grosso, no início deste mês, segundo a secretária de saúde.
De acordo com o levantamento, desse total, estão em acompanhamento e sob a investigação 21 casos suspeitos com o vírus H3N2, que já circulou nos Estados Unidos e agora está no Brasil. A Vigilância Epidemiológica já confirmou 18 casos gripe e 13 pacientes evoluíram para a cura e já receberam alta médica.
Cuiabá tem o maior número de casos, com 19 pacientes e Várzea Grande notificou 4 casos.
Prevenção e Sintomas
De acordo com informação da Vigilância Epidemiológica a transmissão dos vírus se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também acontece por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
O Ministério da Saúde orienta a população a adotar cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.
Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3