Cuiabá, 23 de Julho de 2024

CIDADES Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2024, 18:39 - A | A

06 de Fevereiro de 2024, 18h:39 - A | A

CIDADES / AVANÇO DO CORONAVÍRUS

Cuiabá disponibiliza leitos de retaguarda e anuncia aquisição de 50 mil testes covid

Aline Almeida
Única News



(Foto: Agência Brasil)

teste rapido

 

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou que formalizou a compra emergencial de 50 mil testes rápidos de Covid-19 para atender as unidades de Saúde. A medida faz parte de uma força-tarefa para conter o avanço de casos da doença no município. A cidade também disponibilizará 18 leitos de enfermaria de retaguarda e 10 leitos de UTI adulto.

Quanto aos testes, a previsão é de que o material chegue até quinta-feira (08) no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC). Depois, serão distribuídos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e Hospital São Benedito. Com o quantitativo a SMS prevê atender a demanda até o mês de agosto.

Além dos testes rápidos, a SMS também fornecerá testes tipo RT-PCR, de eficácia maior, mas com prazo de apresentação de resultado em 72 horas. Nesses casos, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde, onde passará por avaliação médica e, posteriormente, o médico agendará a testagem com RT-PCR, se entender que os sintomas são compatíveis com a doença. O paciente recebe atestado médico e aguarda o resultado, que sai em até 72 horas.

Em janeiro deste ano foi detectado picos de casos de Covid-19 no período do dia 15 ao dia 25, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-CUIABÁ). Acredita-se que o pico pode estar relacionado com o período de festividades, férias e viagens que são programações típicas dessa época do ano.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia