21 de Março de 2025
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Domingo, 28 de Fevereiro de 2021, 17:36 - A | A

28 de Fevereiro de 2021, 17h:36 - A | A

CIDADES / INICIATIVA DO GOVERNO FEDERAL

Edital para concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é lançado

Aline Almeida
Única News



O Governo Federal deu pontapé inicial para a concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (PNCG). O local, atualmente gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), deve ser entregue a iniciativa privada. O Parque foi criado em 12 de abril de 1989 pelo Decreto Lei 97.656. Com 32.630 hectares, protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa. 

O local é considerado um "santuário" da fauna e flora. O parque nacional abriga 659 espécies conhecidas de vegetais, 44 de peixes, 242 de aves e 76 de mamíferos. Além desta diversidade de espécies, o parque protege 10 tipos diferentes de vegetação do Cerrado e é um local onde há diferentes formações geológicas, incluindo áreas de origem desértica e marinhas. Por este motivo se diz que Chapada dos Guimarães já foi mar e deserto ao longo de milhões de anos.

No dia 22 de fevereiro o Governo Federal lançou os primeiros editais para a realização de estudos técnicos com o objetivo de subsidiar as concessões de unidades de conservação federais, agenda prioritária do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A ação é fruto de um projeto de cooperação técnica internacional entre Ministério do Turismo (MTur) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que tem o objetivo de promover o turismo e o patrimônio cultural e natural no Brasil.

Serão desenvolvidos estudos e proposições para concepção de modelagem técnica e operacional, engenharia, arquitetura, assim como de viabilidade econômico-financeira para as concessões. Os estudos serão realizados no prazo de até 120 dias após a assinatura dos contratos.

As unidades de conservação contempladas nos estudos são: Parque Nacional de Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS), Parque Nacional de Ubajara (CE), Parque Nacional de Brasília (DF) e Floresta Nacional de Brasília (DF). Nas próximas semanas, serão lançados editais para outros estudos previstos na parceria.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia