Mayara Campos
Única News
O estudante de Medicina, Sidney dos Santos Júnior, está fazendo um vlog em seu Instagram, onde mostra diariamente a situação da guerra na Ucrânia. Natural de Pontes e Lacerda (a 700 km de Cuiabá), o mato-grossense mora na cidade de Dnipro, no país em guerra. Ele buscava realizar o sonho de ser médico na Ucrânia.
“A cidade foi atacada por mísseis. Está muito agressiva a situação aqui. A cidade está violenta. Estou saindo da Ucrânia e indo para a Romênia. Eu estou muito estressado, muita raiva, estou triste […] Há seis dias começaram os ataques aqui na minha cidade. Meu amigo quase morreu, um míssel explodiu na casa dele e quase que ele morre”, disse o estudante ao Olhar Direto.
Agora, Sidney irá seguir as recomendações das autoridade e sair do país até que a guerra acabe. A cidade de Dnipro, onde mora, foi alvo de ataques há seis dias. Cerca de 40 soldados morreram e aproximadamente 30 construções foram atingidas.
O estudante relatou que problemas bancários estão atingindo a população, o que dificulta qualquer ação sua, principalmente a partida do país.
“A gente envia dinheiro do Brasil para cá e não está caindo aqui na Ucrânia. Antes da guerra caía em uma hora, agora demora dias”, disse.
Diante do cenário de guerra, a cidade onde mora está vazia, enquanto as pessoas tentam fugir de qualquer maneira. Os mercados estão lotados, com falta de comida pois a população esta desesperada e estocando alimentos.
“Eu ia me formar aqui como médico e ia para o Canadá, mas está muito violenta a situação aqui. Infelizmente as faculdades estão paralisadas até resolver essa situação de guerra e a recomendação é pra deixar o país o mais rápido possível porque está com ameaças de guerra nuclear”, relatou.
Ver essa foto no Instagram
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!