Thays Amorim
Única News
Um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Cipaer), com a bandeira do Brasil hasteada, sobrevoou o Colégio Notre Dame de Lourdes, em Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (02), e causou estranheza à população. Isso porque, na última quarta-feira (1º), uma professora da unidade foi suspensa após criticar o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), durante aula. Contudo, a ação não tem ligação política e faz parte das comemorações do Feriado Nacional da Independência do Brasil, comemorado na próxima terça-feira (7 de setembro).
No vídeo, é possível ver a aeronave sobrevoando de forma "fixa" no pátio do colégio. Diversos alunos filmaram a ação do Ciopaer, que chegou a ser divulgado com teor político e causou desconfiança devido ao contexto político do país.
LEIA MAIS: Professora do Notre Dame é suspensa após criticar Bolsonaro em sala de aula
Entretanto, o coordenador de comunicação do Ciopaer, o tenente-coronel Pereira, afirmou ao Única News que o voo não tem relação com a suspensão da professora ou com o momento político instável que o país atravessa. Segundo ele, é comum que a instituição militar se apresente em escolas durante a comemoração da Semana da Independência do Brasil.
"Nós estamos iniciando a semana da Independência, e às vezes algumas escolas ou até mesmo instituições fazem e pedem algumas homenagens à semana da pátria. Isso [vinculação política] é algo que é impensável para o Ciopaer e para as nossas instituições. Hoje há uma polarização política em torno dessa questão nacional e qualquer ação, ato, às vezes, pode repercutir. Mas isso é impensável sob qualquer aspecto, não há nem porque se imaginar isso”, enfatizou.
O tenente-coronel destacou ainda que a bandeira do Brasil pode até ser utilizada por alguns políticos, como no caso do presidente da República, mas que ela representa um símbolo nacional independente.
“E outra, a bandeira brasileira é um símbolo nacional, que não está vinculada a nenhum político. Pode ser que algum político faça uso disso, mas não está vinculada. Historicamente, as instituições militares fazem ações no dia 7 de setembro”, afirmou.
A escola
O Notre Dame também confirmou ao Única News que o voo do helicóptero não tem relação com a suspensão da professora e pontuou que ação faz parte das comemorações do feriado (veja abaixo o ofício encaminhado ao Ciopaer requisitando o voo).
“Foi uma apresentação [em comemoração ao] 7 de setembro, para a educação infantil. O primeiro treinamento com eles [alunos] ocorreu desde ontem, com o Proerd [Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência]. Não tem relação [com a suspensão da professora], já estava programado desde ontem”, afirmou a secretaria da unidade.
Instabilidade política e o 7 de setembro
A suspensão da professora do ensino infantil na última quarta-feira (1º) levou alguns veículos de comunicação mato-grossenses a vincular o voo com um possível apoio político ao presidente. Defensor de um suposto nacionalismo, Bolsonaro e seus seguidores utilizam a bandeira do Brasil como um símbolo político, para demonstrar apoio.
Bolsonaro enfrenta uma crise institucional com os Poderes e organiza uma grande manifestação no dia 7 de setembro em Brasília e São Paulo, além de outros lugares do país, contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Recentemente, ele chegou a afirmar que “nunca uma outra oportunidade será tão importante”, em relação aos protestos.
O chefe de Estado chegou a pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes ao Senado e realizou diversos ataques ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.
Apesar da instabilidade política, para o tenente-coronel do Ciopaer é um “erro” vincular o hasteamento da bandeira pela instituição à situação política do país aos atos em apoio à Independência do Brasil.
“Não pode de forma alguma, de repente, parar o que sempre foi feito por conta de um momento político, por conta de um político [Bolsonaro] que faz uso de um símbolo nacional. A bandeira não é de um político e é um erro vincular à situação política do país”, apontou.
Veja vídeos do voo
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!