25 de Janeiro de 2025
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Terça-feira, 21 de Abril de 2020, 14:44 - A | A

21 de Abril de 2020, 14h:44 - A | A

CIDADES / APENAS 3 OCUPADOS

Mato Grosso destina 27 leitos de UTI exclusivos para pacientes da Covid-19

Elloise Guedes
Única News



Após a divulgação do percentual transmitido pelo Jornal da Globo nessa segunda-feira (20), onde deu a entender que 82% dos leitos estão ocupados por pacientes da Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que apenas 1,3% dos leitos em todo o Estado são ocupados por pacientes da pandemia. Ao todo são de 216 leitos de UTI e 3.101 leitos clínicos (enfermaria) em toda sua rede SUS.

A Ses informou ainda, que nesta terça-feira (21), foram destinados 27 leitos exclusivos para pacientes com COVID-19. Além desses leitos já existentes, o governo irá inaugurar mais 210 leitos de internação, sendo 180 vagas de enfermaria e 30 vagas de UTI, no Hospital Metropolitano de Várzea Grande.

A inauguração será em maio e os maquinários já foram adquiridos pelo Executivo. Assim que tudo estiver inaugurado, haverá uma contagem de leitos separadamente a demais enfermidades, informou a secretaria.

Veja a nota da SES na íntegra:

Em esclarecimento aos dados divulgados pela imprensa, o Estado de Mato Grosso informa que conta hoje, dia 21, com 27 leitos exclusivos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com COVID-19. Destes leitos, apenas 3 estão ocupados com pacientes em tratamento do coronavírus.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclarece que a rede SUS de Mato Grosso continuará a dispor de leitos gerais para o atendimento de todas as demandas de urgência e emergência. Os leitos de atendimento geral em UTI – isto é, que não são específicos para o atendimento às pessoas com coronavírus e não incluem os leitos em ampliação – é que registram uma média de 82% de ocupação. Esse percentual não está relacionado ao coronavírus, mas sim às outras enfermidades que exigem internação em Terapia Intensiva.

Nesta quarta-feira, dia 22, o Governo de Mato Grosso divulgará o cronograma de ampliação e reordenamento de leitos exclusivos para o atendimento relativo ao coronavírus, que já foi apresentado ao Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas de Mato Grosso.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia