Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Quarta-feira, 10 de Junho de 2020, 08:20 - A | A

10 de Junho de 2020, 08h:20 - A | A

CIDADES / ACESSO À INFORMAÇÃO

Mato Grosso não mudará divulgação de dados da Covid-19: ‘População tem direito de saber’

Euziany Teodoro
Única News



O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, informou que a SES não vai alterar a forma de comunicar os dados sobre a pandemia da Covid-19, mantendo o máximo de detalhes, assim como o horário de divulgação, no início da noite.

A questão surge diante da atitude do Governo Federal, obedecendo ordem do presidente Jair Bolsonaro, de só divulgar os dados às 22h e com poucos detalhes. Por exemplo, o Ministério da Saúde passou a divulgar apenas as mortes registradas nas últimas 24 horas, excluindo as mortes ocorridas antes e que só foram confirmadas no dia do boletim.

De acordo com Figueiredo, isso não será adotado em Mato Grosso, pois “a população tem o direito de saber”.

“Vamos continuar divulgando todas as informações que tivermos. Elas são públicas. A população tem o direito de saber. As autoridades precisam dessas informações para tomar as decisões em seus territórios”, afirmou o secretário, em coletiva online nessa terça-feira (9).

Segundo ele, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) também vai ter seu próprio painel para informar a população sobe os detalhes em todos os estados.

“O Governo do Estado vai dar ampla publicidade dos dados. No Conselho Nacional de Secretários de Saúde, já decidimos que o próprio Conass vai ter um painel com informações e todos os dados estatísticos da pandemia no país vamos continuar informando a população”.

Ele explicou que, em algumas ocasiões e com o avanço cada vez mais rápido da pandemia, pode haver atraso na divulgação, mas não deixarão de ser publicados.

“É um sistema nacional e às vezes o sistema fica sobrecarregado. Às vezes o hospital quer fazer a alimentação do sistema e não consegue, por isso que o Ministério da Saúde está tendo, além de outras coisas, dificuldades para publicar no horário mais cedo”, justificou.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia