Cuiabá, 25 de Abril de 2024

CIDADES Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2020, 14:24 - A | A

05 de Fevereiro de 2020, 14h:24 - A | A

CIDADES / DETRAN NA MIRA

Mato Grosso tem até 17 de fevereiro para disponibilizar placas padrão Mercosul

Da Redação
Única News



Desde 31 de janeiro, o novo modelo de placas veiculares no padrão Mercosul já está sendo usado. Contudo, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) prorrogou o prazo para que o Detran de Mato Grosso, e mais quatro estados (Minas Gerais,Tocantins, Sergipe e Alagoas), se adeque: até o dia 17 de fevereiro deste ano.

Os Estados citados alegam falhas na implantação do sistema e/ou atraso no credenciamento de estampadores. A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento de veículos novos ou em razão de danos ou furto.

O diferencial da placa do Mercosul em relação ao modelo atual (cinza) são os itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade, dificultando a sua clonagem e falsificação.

A adoção do novo modelo também resolve o problema da falta de combinações de caracteres para as placas do país, que acabariam em poucos anos.

O novo modelo permite mais de 450 milhões de combinações, o que, considerando o padrão de crescimento da frota de veículos no Brasil, pode valer por mais de cem anos.

Atualmente, há quase 4,9 milhões de veículos emplacados com a PIV do Mercosul. Além do Brasil, também Argentina, Paraguai e Uruguai adotaram o novo padrão.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia