Cuiabá, 06 de Maio de 2024

CIDADES Quarta-feira, 18 de Agosto de 2021, 07:39 - A | A

18 de Agosto de 2021, 07h:39 - A | A

CIDADES / PREVISÃO ESPERANÇOSA

Meteorologista prevê chuvas a partir de setembro e ‘excesso’ entre outubro e dezembro em MT

Única News
Da Redação



O clima seco e as altas temperaturas ainda devem permanecer em Mato Grosso pelo menos até o próximo mês. Segundo o Instituto Clima Tempo, a estiagem deve continuar até a primeira quinzena de setembro, que é para quando estão previstas as próximas chuvas no Estado.

De acordo com o meteorologista, professor e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Luiz Carlos Molion, durante palestra sobre perspectivas climáticas, entre os meses de outubro e dezembro, a previsão é de excesso de chuvas em Mato Grosso.

“O volume de chuva estará em torno de 700 a 750 milímetros no acumulado, o clima deve ser muito propício (para a safra 2021/2022)”, declarou Molion, durante 1º Simpósio Técnico Aprosoja, realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

O pesquisador explicou ainda, que a média de água para uma boa safra é cerca de 600 milímetros. “A minha preocupação é que se chover muito, quando for janeiro a março de 2022, pode atrasar a colheita e prejudicar a safrinha. Se chover muito no primeiro trimestre do ano que vem pode prejudicar a colheita, mas chuva posso garantir que não vai faltar”, declarou Molion.

De acordo com o meteorologista, os mapas avaliados este mês mostram que o oceano Atlântico está aquecido e ele é uma grande fonte de umidade concentrada que pode ser convertida em chuva em Mato Grosso e na Amazônia como um todo.

 

 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia