Ari Miranda
Única News
Uma forte chuva deixou casas e ruas alagadas, deixando um rastro de destruição e prejuízos neste domingo (19), em Sorriso (397 Km de Cuiabá). Segundo informações da imprensa local, duas casas tiveram os muros derrubados pela força da enxurrada e outras dezenas ficaram alagadas.
Vídeo divulgado na rede social Instagram mostra que a força da água também arrastou e destruiu carros e alagou vários locais pela cidade, onde a água chegou a quase um metro de altura.
VEJA VÍDEO NO FINAL DESTA MATÉRIA
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao longo do dia, foram registrados cerca de 70 mm de chuva na cidade, situada no norte do estado.
Antes disso, em janeiro, o município já havia enfrentado problema semelhante, registrando uma forte chuva, que alagou ruas e avenidas da cidade, em especial na região central de Sorriso, que ficou com diversos trechos intransitáveis.
Alberto dos Santos, coordenador da Defesa Civil de Sorriso, disse que as equipes estão percorrendo a cidade par avaliar os locais alagados e que existem certos pontos da cidade que são propensos a alagamentos, mas que sempre são desconsiderados pela população.
"As pessoas insistem a atravessar pelos cruzamentos que ficam alagados, mas nada mais que isso. Assim que a chuva terminou, não tinham mais locais alagados. Só alguns galhos de árvore que caíram e o asfalto de algumas ruas ficou danificado pela água", explicou.
Equipes do Corpo de Bombeiros estão nas ruas de Sorriso nesta segunda-feira fazendo a remoção de materiais perigosos das casas atingidas, bem como a remoção de árvores e galhos que apresentam risco de queda. A Defesa Civil também foi acionada para prestar apoio às famílias.
Ainda não há estimativa de quantas pessoas foram prejudicadas pela forte chuva, bem como não foi contabilizada a extensão dos danos.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Diferente do que foi registrado neste domingo, o Governo Federal reconheceu na última sexta-feira (16) a situação de emergência no município de Sorriso, devido à falta de chuva. O documento foi assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, e publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (19).
Com o reconhecimento, a Prefeitura de Sorriso poderá solicitar recursos federais para ações de Defesa Civil.
O prefeito Ari Lafin (PSDB) reconheceu, em 23 de dezembro do ano passado, a situação de emergência na cidade. Na época, o gestor alegou que entre setembro e dezembro de 2022 choveu apenas 399,2 milímetros, sendo que o esperado era 1.000 mm.
No decreto, com validade de 180 dias, o prefeito citou ainda que as ondas de calor registradas no ano passado trouxeram expressivos prejuízos econômicos e sociais, com a redução na produção.
MAIS CHUVA
De acordo com o Inmet, boa parte de Mato Grosso, incluindo Sorriso, permanece sob alerta de chuvas intensas nesta segunda-feira (19).
Ao longo do dia, pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos, com velocidades entre 60 e100 km/h. Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Durante as chuvas, a recomendação é evitar se abrigar debaixo de árvores e marquises de prédios, bem como evitar estacionar veículos ao lado de árvores, redes de alta tensão e locais propícios para alagamento.
Fica proibido ainda o uso de celulares e tablets conectados à tomada por carregadores.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!