Wellyngton Souza / Única News
(Foto: Divulgação)

Mais de três mil mudas de árvores nativas foram plantadas em Várzea Grande, sendo boa parte delas entregue a população.
A ação é promovida pela secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável e a Instituto Ação Verde.
A secretária da pasta, Helen Farias Ferreira, afirma que a distribuição de mudas é uma forma dinâmica de promover a educação ambiental e arborizar o Município. “Temos uma necessidade urgente de recuperar as áreas verdes. Uma ação que parece simples, como o ato de plantar uma árvore, vai beneficiar gerações futuras e acaba realizando na prática a educação ambiental”.
No caso dos bairros atendidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como o Altos do Boa Vista e o Parque São João, a gestora explica que a arborização é um complemento à ação iniciada pelos moradores.
“Assim que o asfalto chegou os moradores começaram a fazer calçadas, pintar fachadas, construir muros e fazer reformas. Faltavam as árvores para completar o novo cenário", disse.
A secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Ação Verde estão distribuindo espécies nativas do Cerrado, levando em conta o local disponível onde a pessoa deseja plantar na área urbana ou rural. A maioria das mudas são ipês, inclusive de jardins, mogno e nim, mas há mudas de árvores frutíferas como jabuticaba, amora, maracujá, ingá, pitomba e tamarino.
“O Instituto Ação Verde vem promovendo a recuperação e a preservação de áreas degradadas nas margens dos rios mato-grossenses, contribuindo para o fortalecimento do processo de educação ambiental", ressalta. (Com informações da Assessoria)
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3