Wellyngton Souza / Única News
(Foto: Divulgação)
A semana na capital já começou com clima bastante ameno, chuvas em algumas regiões e ventos, apontando para uma pequena frente fria no decorrer desta semana.
De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para esta segunda (2), há muitas nuvens com pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. A probabilidade de chuva na região é de 90%.
Nesta terça (3), a previsão é variação de nuvens pela manhã com pancadas de chuva, que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a partir da tarde. A mínima é de 24°, com a máxima de 34°.
O tempo pode abrir na quarta (4). A probabilidade de chuva é de apenas 30%, a mínima em 20° e máxima na casa dos 37°. Previsão aponta para céu claro com poucas nuvens.
Para a próxima quinta (5) e sexta (6), o INPE aponta para um calor já na casa dos 39°. Na quinta, a possibilidade de chuva é de apenas 30%, enquanto na sexta é somente de 5%.
Ainda conforme a previsão, pode haver o risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas. Refere-se a chuva de granizo, vendavais, precipitações intensas e muitos raios em diversas cidades em diferentes Estados.
Evite tomar banho de chuva
Com a perspectiva de chuvas esta semana, Defesa Civil alerta que, quando caírem, serão águas ácidas que precipitam em meio a ventania, descargas elétricas, raios e trovoadas e que isso requer cuidado especial da população.
De acordo com o diretor de Proteção e Defesa Civil do município, Paulo Wolkmer, quando se fala de chuvas ácidas isto significa que são diferentes, com possibilidades de ventos fortes, iguais a pequenos tornados e possíveis descargas elétricas que trazem riscos à população. Assim, ainda alerta o diretor, é necessário evitar tomar banho de chuva neste primeiro momento. "São as chamadas chuvas ácidas, por conta da quantidade de produtos químicos presentes na atmosfera”, explica Wolkmer.
Essas chuvas são consideradas ácidas porque possuem grande quantidade de resultante de dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada. "Os principais responsáveis pela acidez são gases e partículas ricas em enxofre e azoto presentes na atmosfera terrestre", detalha o diretor. (Com informações do GD)
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!