24 de Abril de 2025
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Quarta-feira, 06 de Julho de 2016, 09:05 - A | A

06 de Julho de 2016, 09h:05 - A | A

CIDADES / Cultura

Projetos do Prêmio MT Criativo são lançados nesta quinta no Espaço Magnólia

DA ASSESSORIA



Reprodução / Internet

Karollen

 O espaço Magnólia, famoso ponto da feirinha da rua 24 de Outubro, recebe os projetos contemplados pelo Prêmio MT Criativo em 2015, que serão lançados nesta quinta-feira (07.07), a partir das 18h30, no Espaço. As iniciativas são focadas em criatividade e contemplam as áreas de tecnologia, comunicação e design e foram apoiados pelo prêmio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso.


Nesta quinta-feira, sete projetos serão lançados no Espaço Magnólia. São eles: site Criatividade em Pauta, cursos de capacitação Arte em Buriti, Eco Música no museu, site de financiamento coletivo Toztão, plataforma de cinema Kinin, game Pop Pop Recicla e o núcleo de mídias livres Representa.


O edital do MT Criativo, lançado em agosto do ano passado, tem o objetivo de fomentar negócios ligados à cadeia da economia criativa com o intuito de identificar, desenvolver e fortalecer os segmentos e territórios criativos de empreendedores culturais de Mato Grosso.


O coordenador de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura, Rafael Mazeto, afirma que o edital é uma das formas de fomento direto para os negócios criativos se desenvolverem em Mato Grosso.


"Ele acaba despertando nos empreendedores a visão da oportunidade daquela ideia sair efetivamente da sua cabeça e virar realidade. O objetivo do edital é dar uma ajuda inicial para que o projeto se transforme em negócio criativo autossustentável contribuindo para o desenvolvimento desse novo segmento da economia, que são os negócios criativos. Estes negócios que, pela sua essência, possuem valores agregados em seus produtos e serviços, pois o principal ingrediente é a criatividade embutida neles", ressalta Mazeto.

No ano passado, o Prêmio contemplou nove projetos com R$ 30 mil para a implementação de negócios com foco nas áreas de tecnologia, design e comunicação e um projeto no valor de R$ 50 mil para a realização de uma feira de economia criativa.

 

O criador da plataforma Kinin, Sernon Nonres, explica que ela é um canal de streaming de vídeo que surge como alternativa para distribuição de obras audiovisuais independentes. "A plataforma é voltada para o público consumidor de filmes brasileiros independentes que não consegue ver ou rever esses filmes que geralmente só passam em festivais de cinema. A plataforma é 100% gratuita e o usuário pode ver, rever e compartilhar os filmes nas redes sociais por meio do site", destaca.

 

Silvair Frazão, também contemplado pelo Prêmio, desenvolveu o game Pop Por Recicla, um jogo digital educativo que aborda a classificação de resíduos sólidos, passando pelos principais pontos turísticos de Mato Grosso. O objetivo, segundo ele, é reforçar a necessidade de evitar o descarte dos resíduos sólidos na natureza e despertar a consciência ambiental nas crianças.

 

O site Criatividade em Pauta é o primeiro com foco em informações sobre empreendedorismo criativo e inovação em Mato Grosso, abordando desde arte, arquitetura e design até tecnologia. Criado pela jornalista Karina Arruda, ele traz, além de agenda cultural, reportagens, artigos e idéias inovadoras da economia criativa. "O site surgiu para cobrir uma lacuna de conteúdo em Cuiabá, trazendo assuntos de interesse desse público consumidor e criador da economia criativa", destaca a jornalista.

 

O projeto Ecomúsica no Museu tem a proposta de desenvolver instrumentos musicais, a partir da confecção artesanal com a utilização de materiais recicláveis e, a partir dos conhecimentos adquiridos nesse processo, realizar um curso de formação voltado para pessoas atuantes nos setores criativos.

 

De acordo com Lilian Bazzi, a ideia surgiu porque "a sociedade precisa repensar e recriar seus modos de produção para formas sustentáveis e eficientes". O projeto será tocado pela Associação Cultural Cena Onze, tendo em sua equipe de trabalho os músicos Josué Carvalho e Paulo César Teixeira. As oficinas serão realizadas no Museu Histórico de Mato Grosso e têm previsão de início para agosto.

 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia