Ari Miranda
Única News
Em visita recente a Cuiabá, o empresário e engenheiro de softwares turco Orkut Büyükkökten, criador do extinto Orkut, primeira rede social do mundo, disse que a utilização das redes sociais para fazer negócios não foi seu alvo inicial, mas sim a conexão entre pessoas.
Orkut esteve na capital mato-grossense na última quinta-feira (31/10), onde palestrou no evento de inovação e tecnologia Sebrae Hacking 2024, realizado pelo Sebrae Mato Grosso. À imprensa, ele avaliou negativamente as mudanças de hábitos nas redes sociais em comparação aos tempos da rede social mundialmente famosa, que levava seu nome.
“No início, tudo era uma questão de autoexpressão, era tudo uma questão de conectar pessoas, era tudo uma questão de comunidades. Mas, infelizmente, a mídia social foi arruinada por pessoas que priorizam os lucros da empresa, os anunciantes, os negócios e os membros do conselho, em detrimento da experiência real do usuário”, disse o empresário ao portal Gazeta Digital.
Além disso, Orkut avaliou como nociva a proporção do impacto das redes sociais no modo de viver das pessoas e na saúde mental de crianças e adolescentes, motivando até mesmo o surgimento de doenças como ansiedade e depressão
“Devido à pressão social, a depressão vem acelerado entre os jovens, e isso não é surpresa. O uso abusivo das redes sociais aumenta o risco de suicídio, e devemos nos questionar: a que conteúdo essas crianças estão tendo acesso?”, enfatizou o empresário.
Ele também criticou o fato de grande parte das pessoas, a exemplo dos “influenciadores digitais”, acabarem transformando as redes sociais em uma vitrine para a venda de “falsas realidades”.
“Hoje nós vivemos uma ilusão, cada um de nós recebe pequenas partes das vidas dos nossos amigos, férias, festas. Essas fotos não são reais, porque possuem filtros, por exemplo (...). As pessoas lembram que, no Orkut, vocês falavam com seus melhores amigos, seu amor verdadeiro, estavam sempre juntos e tinham uma boa comunidade”, pontuou.
*Com informações de Gazeta Digital.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!