DA REDAÇÃO
Reprodução / Internet

As Instituições de Segurança Pública do Estado farão esquema especial durante passagem da Tocha Olímpica por Mato Grosso nesta quinta (23) e sexta-feira (24). A chama chega às 10 horas no Aeroporto Marechal Rondon – região metropolitana. Às 10:30, o comboio organizado pelo governo dará início ao trajeto de 20 quilômetros nas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande. A rota também inclui cinco paradas em pontos patrocinados. O fechamento do evento nas duas maiores cidades será hoje na Arena Pantanal, às 19 horas.
Para que não haja registros de incidentes durante a passagem, a escolta do objeto deverá funcionar dentro do revezamento em todos os municípios selecionados. Inclusive Poconé, Nobres e Chapada dos Guimarães. O número de oficiais escalados para acompanhar a operação especial não foi divulgado.
De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), os 136 condutores da chama olímpica serão monitorados constantemente. Assim, os agentes de segurança poderão agir de forma preventiva e rápida, em qualquer eventualidade.
O planejamento foi definido em dois meses e contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) e Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran).
Representantes do Exército, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil, Infraero, Agência Brasileira de Inteligência, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as secretarias de Mobilidade Urbana de Cuiabá e de Defesa Social de Várzea Grande também contribuíram na organização da operação, conforme divulgado pela Sesp.
Tocha Olímpica
O revezamento começou no dia 21 de abril na cidade histórica de Olímpia, na Grécia. O percurso teve início exatamente 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016 na cidade do Rio de Janeiro, no dia 21 de agosto.
No Brasil, a passagem pela cidades escolhidas começou a ser realizada no dia 3 de maio. Serão 19,7 mil km de rota terrestre e 8,8 mil km de rota aérea, em até quatro cidades por dia. Inicialmente, foram escolhidos 82 municípios brasileiros onde a Tocha deverá pernoitar, entre eles Cuiabá.
Durante a rota no Brasil, ela será carregada por cerca de 12 mil condutores. Em Mato Grosso, 136 pessoas terão a oportunidade de carregá-la por 200 metros cada uma.
Trajeto
Em Várzea Grande a passagem será pelas avenidas da FEB e Couto Magalhães. Já em Cuiabá, o trecho envolve as avenidas Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, Getúlio Vargas e 15 de novembro.
Transporte coletivo
O diretor de Transporte da Semob da Capital, Leopoldino Queiroz, alerta os usuários que, na tarde desta quinta-feira, durante o revezamento em Cuiabá, o sistema de transporte coletivo ficará prejudicado naquelas vias por onde ocorrerá o revezamento. De acordo com o diretor, em alguns momentos ao longo do trajeto haverá uma demora na chegada dos ônibus nos pontos.
Turismo
Uma operação especial acontecerá amanhã (sexta-feira), quando parte do potencial turístico de Mato Grosso será conhecido mundialmente.
Segundo o secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro, o trajeto inclui a Transpantaneira, na região do Pantanal, além das belezas turísticas do município de Nobres, como o Aquário Encantado; e Véu de Noiva, Cidade de Pedra e Morro de São Gerônimo, em Chapada dos Guimarães.
Em todos esses locais serão feitos registros fotográficos com foco na divulgação das riquezas naturais do Estado.
De lá, a chama Olímpica viajará por outros destinos, onde começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio – parada final.
O revezamento começou no dia 3 de maio e termina na abertura dos jogos, em 5 de agosto, no Maracanã.
De acordo com o Plano Estratégico de Segurança Integrada dos Jogos Rio 2016, as atividades de segurança serão desenvolvidas em três eixos: Segurança Pública, Defesa e Inteligência.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3