Cuiabá, 21 de Junho de 2024

CIDADES Terça-feira, 19 de Março de 2024, 16:15 - A | A

19 de Março de 2024, 16h:15 - A | A

CIDADES / EM SINOP

Servidores “cruzam os braços” e cobram de Dorner realização de concurso público

Presidente de sindicato criticou postura de prefeito, que anunciou novo concurso nas redes sociais, porém sem colocar nada no papel.

Ari Miranda
Única News



O Sindicato dos Servidores Públicos de Sinop reuniu centenas de servidores públicos municipais em um protesto, na manhã desta terça-feira (19), em frente ao prédio da Prefeitura, para pedir a realização de um novo concurso público no município, 500 Km ao norte da capital.

Em entrevista ao portal Só Notícias, o presidente do sindicato, Adriano Perotti, explicou que a manifestação é o reflexo da insatisfação dos servidores do município com a gestão do prefeito Roberto Dorner (Republicanos).

“Há três anos a gente vem tentando manter um diálogo, tentando avançar em algumas pautas prioritárias e a gestão pouco se importou de tentar resolver. Então, hoje, infelizmente, culminou nesse evento aqui que prova a insatisfação dos servidores”, disse.

“Aqui a gente tem servidor [das secretarias] Educação, Obras, Saúde, Finanças, enfim, de todas as secretarias, protestando em defesa dos direitos do servidor público e em defesa de concurso público, de uma melhor saúde financeira do Previ Sinop [previdência municipal]. São várias pautas que a gente tem travadas com a gestão, que desde o início de janeiro, quando o prefeito assumiu o mandato dele, a gente vem tentando negociar e não se avança”, detalhou Perotti.

Na sexta-feira (15), Roberto Dorner anunciou através das redes sociais que a Prefeitura de Sinop deve lançar, em breve, um novo Edital de concurso para preenchimento de vagas efetivas na administração municipal. No entanto, Adriano Perotti disse que as questões institucionais devem ser tratadas de forma oficial e não oficiosa, e a forma oficial é documento.

“Em momento algum o prefeito [Roberto Dorner] pôs em documento que vai fazer um concurso público. Não colocou data, não colocou quais são os cargos, quantas pagas vão ter, qual é a empresa que foi licitada, se é que já tem licitação para fazer esse concurso”, asseverou o sindicalista.

“O que a gente precisa é de garantia e atual gestão, infelizmente, ela não passa a segurança e não dá essa garantia para o servidor público. Então é muito fácil ir pra rede social e dizer que ‘eu vou fazer um grande concurso público’, Faltando nove meses para acabar a gestão? Faltando seis meses para o período eleitoral? (...). Promessas existem bastante. Agora, no papel mesmo, a gente não tem nada definido”, pontuou.

QUADRO ATUAL

Segundo o SSPMSMT, atualmente, a Prefeitura de Sinop tem cerca de 2,5 mil servidores efetivos concursados, além de aproximadamente 500 servidores contratados diretamente por teste seletivo e mais de 1,2 mil terceirizados – sendo este último número também um dos alvos de crítica pelo sindicato, que defende a realização do concurso para diminuir as terceirizações.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia