Cuiabá, 08 de Outubro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Sexta-feira, 16 de Agosto de 2024, 12:55 - A | A

16 de Agosto de 2024, 12h:55 - A | A

CIDADES / A PARTIR DE SÁBADO, 17

Sol e baixa umidade do ar castigarão Mato Grosso e termômetros poderão chegar a 43ºC

Clima promete piorar gradativamente durante a semana, agravando os riscos à saúde e perigo de queimadas.

Ari Miranda
Única News



Até o final da próxima semana, os moradores de Mato Grosso enfrentarão dias terrivelmente quentes, segundo previsão do Instituto Climatempo, com início do calorão marcado para este sábado (17), na baixada cuiabana e cidades do interior.

De acordo com o Climatempo, a nova onda de calor está associada a um padrão de bloqueio atmosférico, com uma grande área de ar seco e quente. Define-se como "onda de calor" um período de, no mínimo, três dias em que as temperaturas de uma determinada região permanecem 5ºC ou mais acima da média para o período.

A previsão é de que uma forte massa de ar seco intensifique o calor, elevando as temperaturas a níveis recordes em algumas cidades, citando como exemplo Cuiabá, onde o céu permanecerá sem nuvens, com máxima prevista de 41ºC para amanhã, sábado (17) e de 42ºC para a próxima terça-feira (20).

Assim como na capital, Sinop (500 Km de Cuiabá), no norte de MT, também terá dias bastante quentes até semana que vem, com mínimas de 24ºC e a máxima de 42ºC na quarta-feira (21).

Já em Rondonópolis, no sul do estado, a situação promete ser ainda pior. Neste sábado (17), os termômetros atingirão 40ºC e subirão gradativamente ao longo da semana, até atingir a máxima de 43ºC na próxima sexta-feira (23).

UMIDADE DESÉRTICA

Além das altas temperaturas, a qualidade do ar também será motivo de preocupação nos próximos dias.

Na manhã desta sexta-feira (16), a Defesa Civil de Mato Grosso emitiu um alerta à população para a baixa umidade relativa do ar no final de semana, que estará em 12%, aumentando os riscos à saúde e a possibilidade de incêndios florestais.

Para se ter uma ideia, a umidade no Deserto do Saara - conhecido por ser o deserto mais quente do mundo - permanecerá nos próximos dias acima dos 60%, nível ideal recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

José Cruz/Agência Brasil

água

 

CUIDE-SE

Com o sol forte, altas temperaturas e a baixa umidade, a recomendação à população é beber bastante água, usar roupas e calçados leves, bem como o uso de protetor solar, bonés e/ou sombrinhas. Além disso, caminhadas longas e exercícios ao ar livre devem ser evitadas entre as 9h e 16h30h.

Em casa, a recomendação é evitar banhos quentes, bebidas diuréticas como café, chás e cerveja, além de deixar os ambientes sempre arejados e umidificados, seja com o uso de umidificadores de ar ou uma toalha molhada.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia