Cuiabá, 28 de Fevereiro de 2021

CIDADES
Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 16h:35

PLANO DE IMUNIZAÇÃO

Vacina contra Covid-19 deverá ser agendada por meio de aplicativo em Cuiabá

Única News
Da Redação

Foto: Gil Cohen-Magen/AFP

O plano de imunização contra a covid-19, em Cuiabá, será encaminhado à Câmara de Vereadores na próxima semana. A informação foi garantida pela secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, durante reunião com a vereadora Edna Sampaio (PT).

O plano já foi validado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Agora o planejamento será enviado aos vereadores, à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e divulgado, no decorrer da semana pelo prefeito.

De acordo com informações, um dos planos será o agendamento para a vacinação contra a covid-19 via aplicativo. Será criado também, um grupo de trabalho externo para fazer o controle social da implantação do plano.

No primeiro momento, serão vacinados os profissionais de saúde da linha de frente, seguidos dos idosos e dos portadores de comorbidades, que fazem parte do grupo de risco.

Edna Sampaio protocolou uma carta, onde questiona a quantidade de vacinas que será disponibilizada pelo governo federal e se haverá aquisição direta dos laboratórios, grupos prioritários, período de vacinação, doses necessárias por grupo, execução do plano pelas unidades de saúde do SUS, insumos existentes, mecanismos de gestão, controle social, monitoramento e avaliação, orçamento e entes responsáveis pelo custeio da campanha.

Ainda conforme a vereadora, o grande desafio é elaborar um plano de vacinação detalhado para que a população possa saber o que vai acontecer e, ao mesmo tempo, garantir que a vacina chegue ao Estado.

“Do jeito que a coisa está, corremos o risco de terminar o ano e Cuiabá não ser vacinada. Precisamos nos organizar e mobilizar”, alertou.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE