Da Redação
Única News
O município de Várzea Grande tem avançado em políticas públicas para as pessoas com deficiência, tanto que possui um Conselho que atua nas causas e demandas desse público, assegurando a igualdade de direito e serviços essenciais. O conselho também acompanha e avalia as políticas setoriais para a inclusão de pessoas nas áreas de saúde, educação, assistência social, transporte, lazer e questões envolvendo o setor urbano dirigidos a esse grupo social.
E para fortalecer ainda mais essas ações estará realizando no dia 1º de setembro a I Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O evento será realizado no Anexo II da Secretaria de Educação Cultura, Esporte e Lazer, localizado no bairro Jardim Marajoara.
O presidente da Associação Várzea-grandense da Pessoa com Deficiência, Diney Ribeiro Campos, destacou a importância dessa Conferência e das temáticas que serão abordadas, dentre eles o cenário atual e futuro na implementação das pessoas com deficiência construindo um Brasil mais inclusivo.
O presidente disse ainda que o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência atua em conjunto com os demais conselhos, e vem ampliando parceria com as secretarias municipais. “O nosso compromisso é atender de forma satisfatória as demandas e as necessidades das pessoas com deficiência, e fiscalizar para que seus direitos sejam assegurados”.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, destacou a relevância do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e da importância que o órgão tem no sistema democrático, assegurando a igualdade de direito. Ela destacou que o município tem avançado em políticas públicas voltadas a esse público, porém reconhece que muito ainda tem de ser feito. “Devemos unir esforços para promover mais avanços e responsabilidades compartilhadas".
A Conferência costuma ocorrer a cada dois anos, e neste ano, o município realiza a 1º Conferência dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
José Rodrigues Rocha Júnior - vai atuar como um dos palestrantes Conferência Municipal – destaca a importância das conferências municipais na proposição, avaliação e monitoramento das políticas públicas.
“Esse evento é uma oportunidade importante para tratar de assuntos como: construir um Brasil mais Inclusivo; propor estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurado à participação das pessoas com deficiência; buscar a garantia do acesso das pessoas com deficiência às Políticas Públicas e avaliação biopsicossocial unificada; abordar as formas de financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; discutir sobre a ampliação do exercício da cidadania e da acessibilidade; bem como, quais são os desafios para comunicação universal”.
SERVIÇO: A Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência será realizada no anexo II da secretaria de Educação, Cultura Esporte e Lazer, localizado na Rua Tenente Horta Barbosa, bairro Marajoara (em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora da Guia), das 8h às 12 horas.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!