Cuiabá, 07 de Maio de 2024

CIDADES Quinta-feira, 02 de Julho de 2020, 10:12 - A | A

02 de Julho de 2020, 10h:12 - A | A

CIDADES / COM APOIO DO ESTADO

VG entrega 10 novos leitos de UTI "não-covid" no Pronto Socorro

Euziany Teodoro
Única News



A Prefeitura de Várzea Grande colocou em funcionamento mais 10 leitos de UTI, para pacientes "não-covid", que chegam com outras demandas, no Hospital Pronto Socorro Municipal – HPSMVG. Os leitos já estão atendendo aos pacientes no Hospital.

Os leitos foram montados em ação conjunta com o Governo do Estado. As camas foram enviadas Governo e os equipamentos, medicamentos e insumos, são de Várzea Grande. Eles devem ajudar a desafogar a rede de saúde, que já está com 92,9% dos leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 ocupados.

No Plano de Contingência assinado com o Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá, Várzea Grande ficou com sua estrutura voltada para os casos não-covid, a fim de dar suporte às unidades de referência, o Hospital Metropolitano e o antigo Pronto Socorro de Cuiabá.

De acordo com a prefeita Lucimar Campos (DEM), o Estado também vai ajudar com o custeio desses leitos. "Nestas novas UTIs, as camas são do Governo do Estado e os equipamentos, medicamentos e insumos de Várzea Grande, além dos profissionais da área de saúde, mas o Governo do Estado ainda vai suportar parte do ônus financeiro das diárias junto com o município”, explicou.

Como são leitos que precisam funcionar imediatamente, devido à urgência da pandemia, de início, o custeio dos leitos será feito de fonte própria da Prefeitura, com ajuda do Estado, até que eles sejam credenciados pelo Ministério da Saúde e passem a receber recursos.

“Estamos nos esforçando e muito para enfrentar essa pandemia, mas necessitamos que as pessoas também façam sua parte e nos ajudem, ficando em isolamento, trabalhando em Home Office para aqueles que podem e, para os que não podem, que saiam para trabalhar, mas adotando todos os cuidados necessários, como distância de 1,5 metros entre as pessoas, uso continuo de máscaras e luvas quando necessário, além de meios de higienização rigorosos”, pediu Lucimar.

Segundo o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, outras medidas estão em curso para ofertar mais leitos, mas "respeitando os princípios constitucionais da Administração Pública da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência".

De acordo com a prefeita, são quase R$ 20 milhões em recursos para a saúde sendo licitados para compras de equipamentos, medicamentos e insumos para atender as demandas das unidades médicas, inclusive EPI – Equipamentos de Proteção Individual, com a ordem de se praticar preços reais e não abusivos.

“Tudo aqui é feito dentro da lei e da ordem, com transparência e para atender a maioria da população. Assim que trabalhamos. Muitos têm nos apontado o dedo, mas pouco ou quase nada se sabe que eles fizeram para ajudar no enfretamento de algo que é desconhecido para o mundo. Fácil acusar, mas participar da solução poucos querem. Alguns só reconhecem seus direitos, mas nunca suas obrigações”, disse Lucimar.

O secretário Diógenes Marcondes explicou que os 10 novos leitos de UTI se somarão a outros 20 que já funcionam no Pronto Socorro de Várzea Grande e serão definitivos, completos e prontos para atender os casos não-covid.

“Lembro que no Plano de Contingência assinado com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Cuiabá e que envolve todos os demais municípios de Mato Grosso, Várzea Grande ficou com sua estrutura voltada para os casos não Covid-19. Fazemos o atendimento destes casos, sua triagem e sua transferência para as unidades referência, mas o fato de estarmos abrindo novas vagas, desafoga os atendimentos em todas as unidades de saúde, pois não existem somente casos de Covid-19 e sim de todas as demais enfermidades”, acrescentou Diógenes Marcondes.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia