02 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

COVID EM MT Sexta-feira, 11 de Junho de 2021, 14:21 - A | A

11 de Junho de 2021, 14h:21 - A | A

COVID EM MT / PRIORIDADE

Lactantes sem comorbidades serão vacinadas contra a covid-19 em MT

Mayara Campos - estagiária
Única News



A vacinação contra a covid-19 para as lactantes mato-grossenses foi aprovada no Estado, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT), nesta sexta-feira (11). As próximas remessas de vacinas já terão o número de doses voltadas para este público. Mato Grosso tem cerca de 44 mil lactantes.

A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda a vacinação de mulheres que estão amamentando, sem a necessidade de interrupção do aleitamento materno. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também defende a imunização de lactantes que pertencem aos grupos de risco.

“As lactantes precisam de uma atenção especial, porque a Covid-19 coloca em risco a vida delas e de seus bebês. Por isso, fizemos esse pedido de inclusão nos grupos prioritários e fico muito feliz que a CIB tenha atendido”, declarou o governador Mauro Mendes.

A Universidade de São Paulo (USP) realizou pesquisas que apontam a presença de anticorpos no leite materno das lactantes vacinadas, mesmo após quatro meses da imunização.

“Vamos iniciar a vacinação de todas as lactantes até os dois anos de amamentação, mas a CIB editará uma resolução oficial e detalhada amanhã. Isto é, todas as lactantes terão prioridade de vacinação contra a Covid-19. A partir da publicação da resolução, os municípios já poderão iniciar a imunização deste público”, enfatizou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

(Com supervisão de texto do editor-chefe Abraão Ribeiro)

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia