Cuiabá, 25 de Abril de 2024

GASTRONOMIA Quarta-feira, 07 de Junho de 2017, 10:48 - A | A

07 de Junho de 2017, 10h:48 - A | A

GASTRONOMIA / ENTRETENIMENTO GASTRONÔMICO

Uruguayo Parrilla traz para Cuiabá o toque uruguaio da culinária

A sensação única da nova “casa de carne” fez de Cuiabá a primeira parada e promete experiências únicas para os amantes da boa comida e diversão

Aline Almeida / Revista Única



WLF_4213.JPG

 

O local não podia ser diferente, Cuiabá tinha que ser a primeira. O berço da pecuária no país, Mato Grosso, com a querida capital, é o escolhido do restaurante Uruguayo Parilla. Pertencente a grupos de investidores de Cuiabá, a nova “casa de carne” chegou com imponência e já tem como plano se expandir para oito lojas, todas em capitais do país. O sabor do Uruguai chegou a Cuiabá e promete trazer uma experiência especial para os amantes da boa comida.

 

 

Com a novidade única de que a capital precisava, sem fechar após o tradicional horário de almoço e com atendimento contínuo até o jantar – até o último cliente –, o Uruguayo vem ganhando cada vez mais a preferência dos cuiabanos. Da entrada, a bebida, o prato principal, até a sobremesa, a casa traz um toque único para marcar o paladar e a mente do cuiabano, deixando sempre um gostinho de quero mais.

 

 

O conceito e a gestão foram criados e desenvolvidos em parceria com a empresa de São Paulo RC Consultig, especializada em Gestão, Criação e Reestruturação de negócios gastronômicos, e encabeçada pelos empresários paulista Rodrigo Claudino e por Ricardo di Camargo, que além de ser um excepcional cheff de cozinha foi o responsável por operações de sucesso como o famoso Paris 6 e o Bottega Vernacca nos Jardins, da operação Nova Yorkina Serafina para o Brasil, do novo e badalado Bar Banana Café no bairro do Itaim, de  São Paulo, e outros estabelecimentos renomados da capital paulista, no Rio de Janeiro, Curitiba etc.

 

Para ser um ícone de gastronomia, o Uruguayo foi pensado em todos os seus detalhes. Rodrigo Claudino explica que ele é uma casa de carne com diferenças que podem ser vistas nos mais novos e badalados restaurantes de todo o mundo. “Não queremos ser apenas uma churrascaria. É um conceito diferente, o de entretenimento gastronômico, em que nossos clientes encontram o que há de melhor em cortes bovinos e ovinos, entradas e acompanhamentos para todos os gostos, mas também um clima de bem-estar com boa música, ambiente feliz, vinhos e drinks diferenciados, sobremesas que são um show à parte, gente bonita e profissionais atenciosos, serviço de qualidade, decoração e ambientação moderna, entre tantas outras”, explica Rodrigo.

 

O Uruguayo possui 180 lugares, distribuídos em três ambientes projetados pelo arquiteto Evandro Andreoni. Ao entrar, o cliente encontra um lounge de espera externo, com poltronas e mesinhas. A ideia, segundo Ricardo di Camargo, é que se possa consumir em qualquer lugar do restaurante, mesmo na espera. “É fazer do momento em que ele estiver aqui conosco horas de prazer e satisfação, com todas as carnes e partes e vários petiscos grelhados na autêntica parrilla uruguaia”, explica.

                       

O ambiente é único. Ao lado do lounge fica o deck, com cadeiras coloridas e sofás com almofadas estampadas. Logo ao lado, uma área ‘intermediária’ fica entre o deck e a parrilla, se tornando um espaço de contemplação do processo de preparação da carne.

 

A parte de dentro possui outro lounge de espera, onde fica o bar, e depois dele o salão principal, que é mais formal que o deck, mas ainda mantém um ambiente acolhedor. Todas as mesas possuem pratos e taças, e nos pratos estão guardanapos de pano com a logo do restaurante. Neste salão fica, também, a adega. “Pensamos em tudo. Queríamos fazer um ambiente aconchegante, não intimidador, em que a pessoa chegasse, se sentisse à vontade e, ao sair daqui, sentisse vontade de voltar, mesmo sem saber por que”, conta Rodrigo Claudino.

 

WLF_4188.JPG

180 lugares, distribuídos em três ambientes projetados pelo arquiteto Evandro Andreoni

 

O diferencial

 

Sofisticado, o lugar foi pensado para trazer conforto e aconchego aos freqüentadores. O Uruguayo Parrilla é uma casa de carnes, e este é o foco de todo o seu cardápio. Segundo Ricardo di Camargo, toda a carne vendida ali é importada do Uruguai ou produzida pela Marfrig no próprio estado. “Só trabalhamos cortes das raças britânicas Angus e Hereford, e só com os melhores cortes nacionais ou uruguaios, todos eles fornecidos pela nossa parceira Marfrig”, garante Ricardo.

 

Nas entradas, algumas saladas dividem espaço com o chorizo (linguiça uruguaia), pão com alho, queijo brie, e até mesmo o Jamón Pata Negra, “melhor presunto cru do mundo”, vindo da Espanha. Os acompanhamentos da carne são pedidos à parte, e podem ser arroz com linguiça picante, risoto de queijo parmesão, polenta, mandioca ou batatas, feitas de diferentes formas – fritas, ao murro, em purê, grelhadas etc.

 

As sobremesas são para fechar “com chave de ouro”: panquecas de doce de leite, de maçã flambada no contreau com sorvete de creme ou de banana flambada com castanhas, alfajores, cremes de papaia e manga, churros, e, por fim, os ‘carros-chefes’: suflês de chocolate ou de doce de leite, com picolé servido junto.

                        

As bebidas do Uruguayo também foram pensadas de forma especial. Com bartender de São Paulo, a equipe criou drinks exclusivos, como o ‘Fiorella’, feito com vodca ciroc de coco, maracujá, limoncello e espuma de gengibre e o ‘Poccitos’, com vodca premium, uva, limão, manjeiricão, xarope de hibisco e decoração de lichia. O cardápio segue com coquetéis tradicionais, sangrias, clericots, chope Brahma, cervejas brasileiras e também uruguaia (Norteña) e argentina (Quilmes e Patagonia).

 

 A adega do Uruguayo foi construída em parceria com a Grand Cru, a segunda maior importadora de vinhos do Brasil. São 180 rótulos disponíveis, de todos os países e preços. Um deles, Chateau Margaux de 2009, chega a custar R$ 11 mil, mas Rodrigo afirma que existe para todos os bolsos. “Temos desde vinhos para serem tomados uma vez na vida até os do dia a dia mesmo, para um jantar”.

 

WLF_4184.JPG

Loja e Adega exclusiva Grand Cru: mais de 140 rótulos

 

Cardápio

 

O cardápio é composto de variedades culinárias. Nas entradas o Uruguayo oferece a empanada. A tradicional empanada portenha de carne, carne com passas, queijo com cebola, queijo com alho poró e abobrinha com parmesão.

 

Nas saladas as opções são a Juliana que leva alface americana, tomate, palmito, cenoura, parmesão,batata palha com molho à base de mostarda e maionese. Também a El Faro de rúcula, queijo de cabra, tomate, damasco seco, amêndoas cristalizadas e cebolas caramelizadas com aceto balsâmico.

 

 

Dentre as opções de carne bovina estão o Vacio (fraldinha uruguaia), Ojo del Bife (miolo de bife de ancho), Bife de Chorizo, Tapa de Cuadril (picanha uruguaia), dentre outros. Ainda é possível encontrar carnes ovinas, como o carré de cordeiro, aves, carne suína e do mar, como salmão, bacalhau e camarões. As costelas de javali são uma atração à parte.

 

Nas carnes as opções incluem Parrillada Uruguayo que é uma seleção das melhores carnes bovinas servidas na mesa: Ojo del bife, assado de tira, bife de chorizo, vacio, chistorra. O prato serve de 3 a 4 pessoas.

 

O Bife de Chorizo é um corte uruguaio do miolo do contrafilé, proveniente de gado britânico Angus/Hereford, sabor e suculência acentuados. Além do Bife Ancho que é um corte uruguaio proveniente de gado britânico Angus/Hereford retirado do lombo central, entre a 6ª e a 9ª vértebra. E o Vacio, o carro-chefe da casa, que é uma fraldinha uruguaia Tacuarimbó em um corte macio, saboroso e sem gordura.

                     

Isto, sem falar do Brochette de Camarones que é um espeto grelhado com camarões VG, regado com exclusivo molho de alho e especiarias. E ainda a Costillitas Montevidéu que não são servidas em nenhum outro restaurante; na composição vão costeletas grelhadas de javali com sabor marcante e acentuado.

                    

No cardápio também o cliente pode conferir o Palmito Peñarol que leva Palmito Pupunha grelhado na brasa com molho de mostarda, azeite e alcaparras. Tem também a opção do Legumbres la Rambla que é feito com seleção de legumes grelhados: tomate verde, cebola, berinjela, abobrinha e pimentão.  

                  

De sobremesa, o cliente pode saborear, por exemplo, a Panqueque de Dulce de Leche, que é uma panqueca dupla recheada com doce de leite uruguaio, coberta por sorvete de creme. Há também a opção dos churros que são os minichurros com doce de leite uruguaio e o Soufflé de Dulce de Leche  que leva suflê de doce de leite uruguaio com picolé de chocolate meio amargo, biscoito Oreo, calda de leite condensado e caramelo. 

 

Nas bebidas, a variedade e as particularidades ficam por conta da casa. O Uruguayo conta com caipirinhas e Gin Tônicas exclusivos. Na carta de bebidas o restaurante oferece a Caipirinha Mikaela que é composta por tangerina com pimenta dedo-de-moça e vodca premium.  Além do coquetel exclusivo de Fiorella que leva vodca Ciroc coco, maracujá, limoncello e espuma de gengibre.  E o Gin Punta Negra que é um Gin Tonnica em que vai Gin, gengibre, alecrim e suco de limão siciliano.

WLF_4090.JPG

O Uruguayo Parrilla é uma casa de carnes, e este é o foco de todo o seu cardápio

 

Mikaela8.JPG

Caipirinha Mikaela que é composta por tangerina com pimenta dedo-de-moça e vodca premium

WLF_4007.JPG

Gin Punta Negra que é um Gin Tonnica em que vai Gin, gengibre, alecrim e suco de limão siciliano

 

Uruguayo Parrilla

Endereço: Av. José Rodrigues do Prado, nº 39 – Quadra 04 Lote 02 - Trevo do Santa Rosa. Reserve: 2129-2660.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

Comente esta notícia