Cuiabá, 16 de Junho de 2024

GERAL Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2023, 19:58 - A | A

21 de Dezembro de 2023, 19h:58 - A | A

GERAL / CONFIRA

Bancos, Correios, INSS, Bolsa: o que abre e o que fecha no fim de ano

Metrópoles



Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Previdência Social

 

As festas de fim de ano, como o Natal (no dia 25 de dezembro) e o Réveillon (dia 31), vão alterar o funcionamento de uma série de estabelecimentos comerciais e de serviços, além do atendimento em repartições públicas.

Veja o que vai abrir e o que vai fechar neste fim do ano:

Bancos

De acordo com informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não vão funcionar nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro (duas segundas-feiras).

De acordo com uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), as agências não operam em feriados oficiais, sejam municipais, estaduais ou federais.

Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro (duas terças-feiras), os bancos voltarão a funcionar normalmente com atendimento presencial ao público nas cidades em que não houver feriados municipais.

O último dia útil de 2023 em que será possível ser atendido nas agências bancárias, com expediente normal para a realização de todas as operações solicitadas pelos clientes, será 28 de dezembro (uma quinta-feira).

No dia 29 de dezembro (sexta), não haverá expediente bancário e as agências estarão fechadas.

Nos feriados e fins de semana, os clientes poderão utilizar os canais eletrônicos de atendimento bancário, como mobile, internet banking, caixas eletrônicos e banco por telefone.

Carnês e contas de consumo (água, energia, telefone etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos no dia útil seguinte, sem multa.

“Mesmo durante feriados, os canais digitais e os caixas eletrônicos estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, diz o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

O pagamento também poderá ser agendado nos caixas automáticos.

Correios

As agências dos Correios também não vão abrir nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Nos dias 24 de dezembro (véspera de Natal) e 31 de dezembro (véspera do Ano Novo), também não haverá expediente porque são dois domingos.

O atendimento normal será retomado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro.

Os Correios vão funcionar normalmente nos dias 23 e 30 de dezembro.

A Central de Atendimento dos Correios (CAC) funcionará com o efetivo reduzido nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Nos demais dias, a CAC atenderá normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h, exceto domingos e feriados.

INSS

As agências do Instituto Nacional de Serviço Social (INSS) não vão funcionar no dia 25 de dezembro nem em 1º de janeiro de 2024.

Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores do Brasil (B3), sediada em São Paulo, não vai funcionar nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. As negociações serão retomadas nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro.

No dia 28 de dezembro, as operações da Bolsa terão horário reduzido. O funcionamento do Sistema do Balcão da B3 se encerrará às 13 horas. No dia 29, a B3 estará fechada.

As negociações serão retomadas normalmente em 2 de janeiro de 2024.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia