04 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

NOTÍCIAS Quinta-feira, 14 de Julho de 2016, 18:51 - A | A

14 de Julho de 2016, 18h:51 - A | A

NOTÍCIAS / ATENTADO

Caminhão atinge multidão na França e deixa mortos

G1



(Foto: REUTERS/Eric Gaillard)

2016-07-14t215628z_2102770304_lr1ec7e1oxtly_rtrmadp_3_france-crash.jpg

Caminhão atropelou dezenas de pessoas que estavam assistindo à queima de fogos em Nice

Um caminhão atingiu diversas pessoas que estavam assistindo à queima de fogos em comemoração ao 14 de Julho, Dia da Bastilha, em Nice, na França. Testemunhas afirmam em redes sociais que há diversos feridos e emissoras de TV dizem que são 30 mortos.

 

A agência Reuters, citando a emissora de TV BFM, fala que há pelo menos 30 mortos. A CNN diz que a polícia local contabiliza 30 mortos e 100 feridos.

 

A colisão aconteceu no Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), uma avenida beira-mar, por volta das 22h30 (17h30 em Brasília). Segundo autoridades citadas pela agência France Presse, o motorista foi morto a tiros pela polícia.

 

No Twitter, o ex-prefeito de Nice e atual presidente da Metrópole Nice-Cote D'Azur, Christian Estrosi, pede que as pessoas não saiam de suas casas e diz que irá continuar divulgando informações. "O motorista de um caminhão parece ter causado dezenas de mortes", escreveu.

 

O jornal "Nice Matin" diz que um de seus repórteres estava no local acompanhando a celebração e relatou que um grande grupo de pessoas começou a correr e o clima era de pânico, já que ninguém sabia se era um acidente ou se o motorista atingiu as pessoas deliberadamente.

 

A publicação francesa também publicou a imagem retirada de uma tela de TV que mostra um caminhão branco cercado por policiais e com o vidro dianteiro atingido por diversos tiros. Algumas testemunhas haviam afirmado que a polícia atirou contra o motorista para tentar impedir o atropelamento e que "ocupantes" do veículo também atiraram, sem precisar quantas pessoas estariam no caminhão.

 

Táxis que estavam na região estão transportando gratuitamente pessoas que tentam deixar o local, ainda de acordo com o "Nice Matin".

 

A polícia montou um perímetro de isolamento e cercou o veículo.

(Foto: REUTERS/Eric Gaillard)

2016-07-14t220104z_598405753_lr1ec7e1p5hm2_rtrmadp_3_france-crash.jpg

Caminhão atropelou dezenas de pessoas que estavam assistindo à queima de fogos em Nice

Autoridades francesas estão pedindo que as pessoas não divulguem rumores em redes sociais, depois que alguns posts falaram em supostos reféns em um restaurante e um hotel em Nice e um incêndio em Paris. Todos esses boatos foram desmentidos.

 

Após ser informado sobre o caso, o presidente francês François Hollande, que estava em Avignon (sudeste), voltou a Paris para chefiar a célula de crise montada no ministério do Interior na madrugada de quinta para sexta-feira (hora local), indicou a presidência francesa à AFP.

 

A conta oficial de Paris no Twitter postou uma mensagem de solidariedade. "Paris está com Nice. Estamos com vocês de todo o coração. Estamos unidos", diz o texto. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, também se manifestou em seu perfil: "Em nome dos parisienses, nosso mais fraternal apoio ao povo de Nice. Nossas cidades estão unidas", escreveu.

 

O Twitter lançou a operação #PortesOuvertesNice (Portas Abertas Nice), para que pessoas recebam em suas casas aqueles que estão tentando se abrigar, e o Facebook ativou o status de segurança para que os que estão na cidade confirmem que estão a salvo.

 

Dia da Bastilha

 

O Dia da Bastilha é um feriado que comemora, todo dia 14 de julho, a Tomada da Bastilha em 1789, evento decisivo para o início da Revolução Francesa. A bastilha era uma antiga fortaleza usada pela monarquia como prisão.

 

 

 

 

 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia