Caroline Borges
g1 SC e NSC TV
O vereador Nirdo Artur Luz, o Pitanta, foi reeleito no domingo (6) para o 12º mandato consecutivo em Palhoça, na Grande Florianópolis. Ele completará 52 anos de atuação no legislativo no final do mandato.
Casado e pai de três filhos, Pitanta tem 70 anos e pretende seguir como político por pelo menos mais 20 anos. Ao final do próximo mandato, confirmado no domingo (6), ele completará 52 anos de atuação no legislativo municipal.
"Vereador não se aposenta. Eu operei meu coração fazem quatro anos, e o médico me deu mais 20 a 35 anos [de vida]. É mais 5 mandatos. Até os 90 anos vão ter que me aguentar", diz.
Segundo mais votado no município nesta eleição, o político passou por ao menos cinco partidos. Segundo ele, as legendas mudaram de nome ao longo dos anos ou se extinguiram. A única exceção aconteceu entre 2020 e 2024, migrou do PSD para o PL por divergências com outros políticos.
Natural de Palhoça, Pitanta é funcionário público aposentado pelo Departamento de Transportes e Terminais (DETER), onde atuou por 37 anos e meio em Florianópolis, e conta que a primeira eleição não pediu um único voto. Quem o elegeu, diz, foi a mãe, servidora de uma escola à época.
"Meu primeiro mandato quem me elegeu foi minha mãe. Eu nem pedi voto para ninguém. A minha mãe era muito envolvida com os grandes políticos de Santa Catarina, me lançou candidato a vereador e eu fui o mais votado", lembra.
Daquele momento por diante, relata que "deu aquele gostinho" pela atuação no legislativo municipal e seguiu lançando candidatura. "Tive a felicidade de assumir a prefeitura, fui prefeito interino de Palhoça, trabalhei direito", relata.
Além de prefeito interino, Pitanta teve dois mandatos de vereador, os primeiros, prorrogados por mais dois anos cada. Assim, ao invés de legislar por quatro anos, legislou por seis em duas ocasiões.
"E assim eu tenho 48 anos consecutivos como vereador. O único do Brasil", completa.
CLIQUE AQUI e continue lendo.