Cuiabá, 18 de Maio de 2024

POLÍCIA Quinta-feira, 19 de Outubro de 2023, 09:54 - A | A

19 de Outubro de 2023, 09h:54 - A | A

POLÍCIA / DESVIOS NA SAÚDE DE SINOP

Advogado e ex-secretário de saúde de Cuiabá são alvos de operação

Célio Rodrigues e o advogado Hugo Castilho estão entre os alvos da Operação Cartão Postal, deflagrada na manhã desta quinta (19) pela Polícia Civil.

Ari Miranda
Única News



A Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) deflagrou na manhã desta quinta-feira (19) a Operação Cartão-Postal, contra uma organização criminosa instalada, desde junho de 2022, na gestão da Saúde de Sinop (480 km de Cuiabá).

Além de servidores da saúde, entre os alvos da Polícia Civil estão o ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues; o advogado e sócio de Célio, Hugo Castilho; e o procurador do município de Sinop, Ivan Schneider. Segundo as investigações, estima-se que a quadrilha causou um prejuízo de mais de R$ 87 milhões aos cofres públicos.

Célio já havia sido preso em fevereiro deste ano, na “Operação Hypnos”, que desarticulou outro esquema envolvendo a Saúde, instalado na Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) em 2021, descoberto após auditoria da Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Leia mais: Polícia deflagra operação contra desvios na saúde pública de Sinop

O ESQUEMA

Além da participação de Hugo, Célio e Ivan, o esquema relacionado à terceirização do Sistema de Saúde Pública em Sinop contava com a participação de servidores do alto escalão da Prefeitura, comandada por Roberto Dorner (Republicanos). Segundo apurado, o esquema veio à tona após a morte da jovem Manuelle Tecchio, de apenas 3 anos, em 8 de março deste ano.

Manuela era sobrinha do apresentador e jornalista Wésllen Tecchio e veio à óbito morreu após dar entrada na UPA Sinop com tosse seca. Três horas, a garota depois teve quatro paradas cardíacas e morreu.

Na ocasião, o vereador Mario Sugizaki (Podemos) afirmou, durante uma sessão da Câmara Municipal de Sinop, que Célio Rodrigues seria o verdadeiro dono da empresa Vida e Sorriso Clínica Médica Odontológica, empresa responsável por fazer a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde a criança morreu. O vereador apontou que a terceirizada não estaria cumprindo o contrato, apresentando inclusive deficiência no quadro profissional.

A empresa Vida e Sorriso Clínica Médica e Odontológica, que fazia a gestão das unidades de saúde de Sinop está registrada no nome de Hugo Castilho, advogado e sócio do ex-secretário de saúde de Cuiabá. Os profissionais contratados pela empresa são apontados como responsáveis pela morte de Manuela.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3