Cuiabá, 05 de Maio de 2024

POLÍCIA Terça-feira, 30 de Janeiro de 2024, 16:36 - A | A

30 de Janeiro de 2024, 16h:36 - A | A

POLÍCIA / PERÍODO DE TESTE

Bloqueadores de celulares são instalados na Penitenciária Central do Estado

Aline Almeida
Única News



Sesp/MT

 

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso informou ao Única News que um sistema de bloqueio de sinal de telefonia móvel está em fase de teste na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. Em atividade, o sistema será um aliado no combate aos crimes ordenados pelas lideranças de facções criminosas, que continuam comandando roubos e até mortes, mesmo presos.

Um dos ajustes que vêm sendo feito é exatamente em relação aos moradores do entorno da PCE, que já relatam impactos dos bloqueadores, que têm alcance além dos muros da penitenciária. "As demandas apresentadas estão sendo analisadas e corrigidas por técnicos especializados. Não há prazo estipulado para entrar em funcionamento definitivo", confirmou a Sesp em nota.

O uso de bloqueadores celulares em presídios é discutido há mais de uma década. Numa das mais recentes ações, em dezembro do ano passadp, deputados federais apresentaram o Projeto de Lei 6158/2023 que estabelece a obrigatoriedade de instalação de bloqueadores de sinal de celular em estabelecimentos prisionais pelas prestadoras de serviços de telefonia móvel. O projeto é de autoria dos deputados Sanderson (PL/RS), Coronel Assis (UNIÃO/MT), Capitão Alden (PL/BA), Delegada Ione (AVANTE/MG), Delegado Ramagem (PL/RJ), Eduardo Bolsonaro (PL/SP) e Osmar Terra (MDB/RS).

Na ocasião o parlamentar mato-grossense disse que é fundamental para combater a comunicação de detentos com o mundo exterior, impedindo que comandem crimes de dentro das prisões usando celulares. "Não podemos permitir que nossos presídios se tornem centros de comando para o crime, protegidos pelo Estado", disse Coronel Assis.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3