Cuiabá, 18 de Maio de 2024

POLÍCIA Sexta-feira, 03 de Maio de 2024, 11:12 - A | A

03 de Maio de 2024, 11h:12 - A | A

POLÍCIA / MORTO AOS 86 ANOS

Corregedoria afasta policial envolvido em morte de idoso no Contorno Leste, em Cuiabá

Única News
Da Redação



A Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso instaurou Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o investigador envolvido na morte do idoso João Antônio Pinto, de 86 anos, ocorrida no mês de fevereiro deste ano, na região do Contorno Leste, em Cuiabá.

O procedimento instaurado na Corregedoria-Geral imputa ao investigador as supostas práticas de homicídio, falsidade ideológica, improbidade administrativa, além de diversas infrações administrativas.

O servidor foi afastado das atividades operacionais, devendo atuar apenas em atividades estritamente administrativas a partir de agora. Também foi determinado o recolhimento da arma de fogo e a proibição de utilização de viatura, até a completa apuração dos fatos nas esferas administrativa e criminal.

Todas as condutas relacionadas aos fatos estão sendo apuradas, inclusive, os motivos que levaram o investigador e uma equipe policial até o local onde ocorreu a morte, que não estava prevista por meio do trabalho na Polícia Civil.

O inquérito policial instaurado na Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para apuração criminal está em estágio avançado e prossegue para a fase final, aguardando apenas laudos periciais requisitados à Politec-MT, que apontarão se houve a prática de um crime ou se o homicídio foi em razão de legítima defesa.

A Corregedoria-Geral acompanha as diligências desde o registro da ocorrência e todas as demais fases da investigação criminal, que possuem ampla capacidade de coleta de provas, as quais são necessárias para compor e instruir a fase disciplinar.

A MORTE

João Pinto morreu após trocar tiros com policiais, que entregaram uma intimação judicial, após identificar vários boletins de ocorrência contra ele. Durante a abordagem, o homem sacou uma arma e atirou contra os agentes, então um policial civil revidou.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte do idoso ainda no local.  

Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP) disse que o autor do disparo, trata-se de um policial civil, e que a Delegacia de Homicídios já realizou o atendimento junto à Corregedoria da Polícia Judiciária Civil do Estado. A investigação já foi iniciada, inclusive da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec). A coleta de imagens e demais provas técnicas foram requisitadas, para as providências cabíveis.  

Os registros que foram confeccionados contra o suspeito não foram divulgados.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3