Cuiabá, 12 de Setembro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

POLÍCIA Sexta-feira, 05 de Julho de 2024, 17:00 - A | A

05 de Julho de 2024, 17h:00 - A | A

POLÍCIA / 2 CASOS EM SETE MESES

OAB e IAMAT apontam "atentando contra advocacia" e pedem resolução rápida para caso de advogado baleado em Cuiabá

Gisela relembrou o caso do advogado Roberto Zampieri, executado a tiros no bairros Bosque da Saúde, em dezembro do ano passado

Christinny dos Santos
Única News



A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil — Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Alves Cardoso, cobrou uma resolução rápida para o caso do advogado Renato Gomes Nery, de 72 anos, baleado em frente ao seu escritório na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, nesta sexta-feira (05). Pedro Paulo Peixoto, presidente do Instituto dos Advogados Mato-grossenses (IAMAT), também se indignou com o caso e afirmou que "Mato Grosso virou terra sem lei".

Gisela relembrou o caso do advogado Roberto Zampieri, executado a tiros no bairro Bosque da Saúde, em dezembro do ano passado. Segundo ela, os dois casos contra advogados no exercício da profissão mostram a exposição desses profissionais perante a criminalidade e indicam “um atentado contra a advocacia”.

“Vamos cobrar uma solução, nós precisamos de uma solução. Nós não podemos ter a advocacia exposta dessa forma, é mais um ato violenta contra advogado em frente ao seu escritório, possivelmente também vinculado ao exercício da profissão e a OAB-MT não vai se calar enquanto nós não tivermos uma resposta das autoridades competentes. Nós precisamos desvendar mais esse atentando contra a advocacia”, afirmou Gisela Cardoso.

Da mesma forma, indignado pelo segundo atentado contra advogados em poucos meses, Pedro Paulo afirmou que o caso é um absurdo e cobrou um resposta firme e imediata das autoridades, pois “Mato Grosso está se tornando terra sem lei".

“Mais um atentando contra advogado no estado de Mato Grosso, no exercício da sua profissão, chegando no seu escritório. Isso é um absurdo! É preciso que sejam tomadas atitudes imediatas, é preciso atitude mais firme, porque parece que a gente está em uma terra sem lei. É preciso que isso seja apurado de forma imediata, é preciso que as autoridades, aqueles que estão no poder tomem atitudes reais para resolver esse tipo de problema”, afirmou o presidente da IAMAT.

Renato Nery

Leia tudo sobre o caso

Nery foi baleado em frente ao seu escritório na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá. O caso ocorreu na manhã desta sexta-feira (05). De acordo com as informações preliminares, um dos tiros teria atingido a cabeça do advogado. Ele foi socorrido ainda com vida e encaminhado a um hospital na Capital.

O advogado passou por cirurgia, mas ainda não há novas atualizações sobre seu estado de saúde.

Segundo o delegado Bruno Abreu, o caso é tratado como tentativa de execução, mas a motivação do crime ainda é apurada e será mantida sob sigilo. As diligências para esclarecer detalhes sobre a execução e identificar os envolvidos no crime já tiveram início e o celular da vítima foi recolhido e encaminhado para a equipe de perícia para identificar possíveis suspeitos.

Caso Zampieri

O advogado Roberto Zampieri foi morto a tiros no dia 5 de dezembro de 2023, quando deixava seu escritório, localizado no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá. O assassino ficou de tocaia esperando a vítima sair e o atacou no carro, uma Fiat Toro, com pelo menos 10 tiros.

Estão presos o executor, Antônio Gomes da Silva, o intermediário que contratou o assassino, Hedilerson Fialho Martins Barbosa, e o financiador do crime o coronel do Exército, Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas.

São acusados de ser mandantes do crime o fazendeiro Aníbal Manoel Laurindo e sua esposa, Elenice Balarotti Laurindo.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3